CAMPANHA
Ações do Maio Amarelo deste ano serão realizadas virtualmente
30/04/2020 | 16h01
Ações do Maio Amarelo deste ano serão realizadas virtualmente

A campanha Maio Amarelo chega em sua 7ª edição neste ano. O mês se tornou referência para a realização de atividades de conscientização no trânsito, após a Organização das Nações Unidas (ONU) definir o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Entre os dias 1º e 29 de maio, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promoverá diversas ações, desta vez via mídias sociais. Devido a atual situação do novo coronavírus (Covid-19), as campanhas orientativas realizadas por meio de palestras e distribuição de panfletos acontecerão no mês de setembro. O intuito é evitar aglomerações e garantir a segurança e saúde da população.

O secretário da pasta, Rodrigo Oliveira, salienta que é fundamental os motoristas e pedestres que necessitarem trafegar redobrem a atenção e sigam as normas de trânsito, neste momento de pandemia. “Nossa campanha este ano será diferente e nossa expectativa é de que a população compreenda a necessidade da segurança no trânsito para evitar acidentes, a fim de que os leitos dos hospitais da cidade permaneçam disponíveis para atender os pacientes diagnosticados com a Covid-19”, destaca.

Dicas e demais orientações de segurança no trânsito serão divulgadas virtualmente, nas redes sociais da prefeitura. Durante todo o mês de maio serão abordados temas como: celular e direção, embriaguez no trânsito, atitude do pedestre, instruções para motociclistas e outros.

“A iniciativa busca discutir o assunto, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, além de abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diversas esferas”, explica o diretor de Trânsito, Wagner Geromim Valente. Segundo ele, as publicações da campanha serão feitas em dias intercalados.

Segundo a chefe de Educação no Trânsito, Vanessa Muniz, o objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas privadas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil”, conta.

LAÇO AMARELO
Durante o mês, um totem em formato de laço amarelo ficará nos jardins do Paço Municipal. O propósito é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A cor amarela foi escolhida estrategicamente por representar advertência no trânsito. Placas amarelas servem de alerta aos motoristas sobre possíveis problemas à frente e no semáforo a cor traduz-se em atenção, consagrando o amarelo como sinal de alerta em todo o mundo.