Saúde de Limeira lembra Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
27/04/2020 | 14h46
Saúde de Limeira lembra Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

Em 28 de abril de 1969, 78 trabalhadores de uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram durante uma explosão no local. O episódio desencadeou um movimento mundial de luta pela segurança e saúde nos ambientes de trabalho. A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio da Divisão em Vigilância de Saúde do Trabalhador, e o Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador (PST), lembram a importância da data, oficializada pela Lei Federal 11.121/2005, que instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. Na história recente do país, destaca-se o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), controlada pela mineradora Vale, que causou a morte de 259 pessoas e o desaparecimento de outras 11. Em Limeira, foram 2,1 mil acidentes de trabalho em 2018, incluindo três óbitos (fonte: Catweb).

O diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, ressalta que no cenário de pandemia do coronavírus, é necessário redobrar a atenção aos trabalhadores, sobretudo aqueles que estão na linha de frente do atendimento de saúde. “É preciso fortalecer as organizações e as divisões de saúde dos trabalhadores, como forma de promover e garantir a melhoria das condições de trabalho e a promoção da saúde”, disse.