SETEMBRO AMARELO
Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção ao suicídio
01/09/2021 | 17h51
Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção ao suicídio

Em 2019, mais de 700 mil pessoas cometeram suicídio em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para conscientizar a população sobre o tema, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha Setembro Amarelo – dedicada à prevenção do suicídio. Neste ano, o lema da campanha é “Juntos pela vida – aprender para cuidar e prevenir”.

A psicóloga e chefe da Divisão de Especialidades da prefeitura, Mayra Antoniêta Vasconcelos Araújo, destaca que conflitos internos vivenciados ao longo da vida podem favorecer a ocorrência de pensamentos e tentativas suicidas, como questões familiares, problemas de relacionamento pessoal ou amoroso, transtornos psiquiátricos, quadros depressivos, uso abusivo de substâncias tóxicas, dentre outros.

Segundo ela, alguns sinais podem servir de alerta para o comportamento suicida, como redução da capacidade de sentir prazer pelas coisas; pensamentos recorrentes de raiva, de tristeza e de angústia; isolamento social e ausência de planos futuros. Nessas situações, familiares e amigos devem buscar ouvir atentamente a pessoa, sem preconceitos ou julgamentos de valor. “É importante ser compreensivo, colocando-se como alguém que se importa e entende os sentimentos e as necessidades do outro”, afirmou Mayra.

A psicóloga também recomenda que, na medida do possível, o indivíduo seja observado, evitando-se que ele tenha meios ou oportunidades para comportamentos de risco. “Nunca julgue ou desafie a pessoa”, alerta. “É um equívoco achar que as pessoas que falam em suicídio estão apenas tentando chamar a atenção. A busca de apoio e orientação profissional é essencial”, completa.

A Secretaria de Saúde fará uma live sobre o tema com profissionais da equipe de Saúde Mental - a data será definida posteriormente. O evento será mediado pelas psicólogas Josiane Miranda (coordenadora do Nasf), Daniela Waseda (Caps 2) e Denise Aparecida Guelfi Costa (Caps AD). A ideia é abordar causas, sinais, comportamentos de risco, e principalmente, formas de prevenção.

Atualmente, a rede municipal de saúde mantém dois serviços para atender casos de tendência suicida: o Caps 2, voltado a pessoas com mais de 18 anos, e o Centro de Terapias Integradas - CTI que atende crianças, adolescentes e adultos. Ambos contam com equipe multiprofissional para acolhimento dessa população.

Serviço:
- Caps 2 - Rua Treze de Maio, 82, Centro
Telefone: 3443-3432
- CTI (Centro de Terapias Integradas) – Rua Pref. Dr. Alberto Ferreira , 105 - Vila Esteves
Telefone: 3442-5972