PREVENÇÃO
Limeira volta a vacinar contra gripe e antecipa inclusão das forças policiais
06/04/2020 | 10h40
Limeira volta a vacinar contra gripe e antecipa inclusão das forças policiais

A Prefeitura de Limeira retomou nesta segunda-feira (6) a campanha de vacinação contra gripe. São 13 pontos de vacinação, incluindo o “drive thru” que funciona na Praça Toledo Barros. Apenas no “drive thru”, foram vacinadas 800 pessoas no período das 7h30 às 10h30.

A vacina é voltada a idosos (com mais de 60 anos), profissionais de saúde e integrantes das forças policiais (guardas municipais, policiais civis e militares e bombeiros). A vacinação deste último grupo começaria dia 16, mas por determinação do prefeito Mario Botion, o cronograma foi antecipado.

No “drive thru”, que atende pessoas com dificuldade de locomoção, os veículos estacionam embaixo de tendas e os idosos são vacinados sem necessidade de descer do carro. A iniciativa recebe a participação de dentistas da rede, agentes de trânsito e GCMs.

Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a vacinação ocorre na área externa, para evitar aglomerações e prevenir eventual exposição ao coronavírus.

A campanha da gripe voltou a ocorrer no município com a chegada do quarto lote, na sexta-feira (3), com 10,8 mil doses. Segundo a Secretaria de Saúde, o volume ainda é insuficiente para atender à demanda programada na cidade. A pasta solicitou mais de 90 mil doses à Secretaria Estadual da Saúde, porém recebeu até agora apenas 42,9 mil doses - incluindo esse último lote.

Até o dia 15, quando termina a primeira etapa da campanha, as unidades irão vacinar exclusivamente contra a gripe. Nesse período, a vacinação de rotina para outras doenças está suspensa. A medida visa facilitar o acesso desses públicos à campanha, sobretudo os idosos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. A vacina contra gripe não imuniza contra o coronavírus, porém reforça o sistema imunológico contra alguns tipos de influenza – doença que também pode ocasionar Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Na segunda fase da campanha, que começa em 16 de abril, entrarão professores e doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, também serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e pessoas com deficiência. A campanha segue até o dia 23 de maio.

Serviço:

Além do “drive thru”, o município tem 12 pontos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h:

Planalto Rua Prof. Hely de Almeida Campos, s/nº

Vista Alegre Rua Alberto Pelegrino, s/nº