GRIPE
Limeira antecipa para sábado (21) vacinação de efetivo dos hospitais e idosos acamados do PAD
19/03/2020 | 11h03

A Prefeitura de Limeira decidiu começar mais cedo a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste sábado (21), serão vacinados os trabalhadores dos hospitais públicos e particulares da cidade, além de idosos acamados atendidos pelo Programa de Assistência Domiciliar Municipal (PAD), da Secretaria de Saúde.

A partir de segunda-feira (23), serão vacinados idosos e demais profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Para facilitar o acesso desse público à campanha, as unidades de saúde irão vacinar exclusivamente contra a gripe na próxima semana (de 23 a 28), deixando de oferecer nesse período as vacinas de rotina para outras doenças.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, destaca que a realização da campanha agora em março segue as diretrizes do Ministério da Saúde, para não sobrecarregar o sistema de saúde, e ainda, evitar que pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, façam deslocamentos no período esperado de maior circulação do vírus no país.

Vitor Santos esclarece que a vacina não protege contra o coronavírus, mas reforça o sistema imunológico contra outros tipos de Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B). As doses enviadas a Limeira foram produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Na segunda fase da campanha, que começa em 16 de abril, entrarão os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e pessoas com deficiência. A campanha segue até o dia 23 de maio.

Para tomar a vacina, é necessário apresentar documento com foto e Cartão de Vacinação. As salas de vacinação do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.