LEITURA
Biblioteca Pedagógica prepara programação para celebrar contadores de história
12/03/2020 | 10h48
Biblioteca Pedagógica prepara programação para celebrar contadores de história

A Biblioteca Pedagógica, da Secretaria de Educação de Limeira, realizará no dia 19 de março (quinta-feira), no Teatro Nair Bello, um evento em comemoração à Semana do Contador de Histórias com escolas da rede municipal de ensino. A data marca o Dia Internacional do Contador de História, celebrado em 20 de março. Realizada das 8h30 às 16h, a programação pode ser conferida em www.bit.ly/semanacontadorhistorias.

O evento contará com a apresentação de “Pequenos Contadores de Histórias”, um desafio literário lançado entre as escolas participantes para a data comemorativa: Emeief Limeira, Emeief Dr. Waldemar Lucato, Emeief Professor José Paulino Araújo Vargas e Emeief Profa. Maria Ap. de Luca Moore.

A ideia, segundo a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, é proporcionar uma atividade desafiante aos alunos, possibilitando o contato com os livros e com a participação em contação de histórias, estimulando o imaginário das histórias, o prazer pela leitura e a ludicidade no universo da literatura infantojuvenil.

Estendendo as ações comemorativas à data, a biblioteca oferecerá dois encontros formativos com o tema “Práticas e Saberes do Contador de Histórias”, que serão realizados nos dias 24 e 26 de março, das 17h30 às 20h, no Teatro Nair Bello. Gratuita, a formação é voltada a profissionais da Secretaria de Educação e interessados no tema. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3443-4724 ou pessoalmente na Biblioteca Pedagógica, localizada no Parque Cidade.

“O objetivo é desenvolver ações que buscam fortalecer a mobilização das escolas municipais nos projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura, além de valorizar o contador de histórias, que é um importante incentivador da leitura”, enfatizou Taciana. Durante a semana (16 a 20 de março), também haverá atividades de contação de histórias no espaço.