BIBLIOTECA PEDAGÓGICA
Curso de fotografia objetiva o despertar de novos talentos
26/02/2020 | 12h34
Curso de fotografia objetiva o despertar de novos talentos

O Teatro Nair Bello ficou pequeno na tarde da última sexta-feira (21). Cerca de 180 alunos da Emeief Profª Maria Aparecida de Luca Moore, Jd. Aeroporto, participaram da aula inaugural do curso de fotografia desenvolvido pelo Projeto Juventude em Foco.

A iniciativa será realizada ao longo de todo o ano na Biblioteca Pedagógica, instrumento da Secretaria de Educação, com todos os 5º anos desta unidade escolar. O objetivo é possibilitar aos seus participantes o conhecimento das técnicas da fotografia por meio de conteúdos teóricos e práticos de maneira intuitiva e didática.

Na ocasião, dirigidos pelo idealizador do projeto, o médico Paulo Sérgio Telles, os estudantes foram introduzidos à História da Arte e o início da fotografia como manifestação artística do homem. Quem adorou a abertura das atividades foi Ayslan Silva, 10 anos. “Gosto de registrar e mostrar o que estou fazendo e era isso que o homem das cavernas fazia na pré-história”, contou.

Segundo a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, a temática do curso conversa com o conteúdo programático da grade curricular trabalhada nas unidades escolares. “Além de ampliar os conhecimentos culturais de maneira lúdica, favorece a formação técnica dos nossos alunos de modo a despertar o interesse pela prática, para quem sabe se tornarem profissionais da arte fotográfica no futuro”, disse.

As turmas serão introduzidas aos melindres da fotografia através de quatro encontros e, ao final, será realizada uma grande exposição aberta ao público no hall da Secretaria de Educação.

A estudante Exillyn Maia, 10 anos, acredita que poderá aprender muito com a iniciativa e espera dominar o assunto em breve. De acordo com Telles este é o intuito dos encontros que serão realizados. “Dar oportunidades e abrir perspectivas através do ensino de qualidade, estimulando estes jovens ao crescimento e a transformação por meio do trabalho, esforço e dedicação, proporcionando a eles um fácil acesso ao conhecimento que é a chave para o sucesso”, comentou.

O PROJETO

O Projeto Juventude em Foco tem por objetivo promover a educação através do incentivo ao conhecimento, criatividade e liberdade de expressão. Idealizado pelo médico Paulo Sérgio Tellis, o projeto conta com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP) - Regional de Limeira e, desde o seu início em abril de 2017 com os alunos da Escola Estadual Prof.º Perches Lordello, esteve presente também nas escolas estaduais: Prof. Leovegildo Chagas Santos, Prof. Dorivaldo Damm, Escola Brasil, Castello Branco e Escola Profª Leontina Silva Busch. Além de Tellis, fazem parte do corpo de tutores do Juventude Em Foco: Sidney Roland, Nelson Shiraga, Mário Bucci, Maurício Bucci, Fernando Sanchez, Edu de Paula, Tiago Degaspari e Reinaldo Rossi. Representam o CPP-Limeira: Juraci Soares e Filipe Sousa.