Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Secretaria de Segurança presta homenagem a servidoras
09/03/2020 | 17h07
Secretaria de Segurança presta homenagem a servidoras

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira realizou nesta segunda-feira (9) uma cerimônia para homenagear o Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento foi conduzido pelo secretário da pasta, Francisco Alves da Silva, e reuniu a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), a líder do governo no Legislativo, Erika Tank, a vereadora Lu Bogo, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, representantes da sociedade civil organizada, além do efetivo da secretaria. Houve entrega de flores, oferecimento de café da manhã e apresentação dos músicos André (teclado) e Renato (sax).

Em seu discurso, o secretário agradeceu às mulheres que atuam na corporação pelo trabalho desenvolvido. Alves da Silva lembrou que a data é um momento de reflexão sobre os direitos conquistados pelas mulheres ao longo da história e salientou o papel que elas desempenham atualmente na sociedade. 

Os avanços alcançados na gestão do prefeito Mario Botion, visando o atendimento à mulher vítima de violência, também foram observados por Francisco Alves. Para tanto, ele citou a criação da Patrulha Maria da Penha, unidade da Guarda Civil Municipal que só no ano passado, atendeu 250 ocorrências dessa natureza. A Patrulha foi instituída pelo prefeito, a partir de propositura da vereadora Erika Tank. 

Outra medida apontada pelo secretário foi o Botão do Pânico – dispositivo concedido às mulheres vítimas de violência, que estão sob risco iminente de agressão e que possuem Medida Protetiva expedida pelo Tribunal de Justiça. Igualmente de autoria da vereadora Erika Tank, o Botão do Pânico ganhou mais efetividade no governo Botion, inclusive, com uma versão tecnológica mais atualizada do sistema, em 2018. 

 

O conjunto de ações na área de segurança pública, que incluem ainda a formação do Gabinete de Gestão Integrada e o trabalho em conjunto com as polícias Civil e Militar, segundo Francisco Alves, transformou Limeira em uma das cidades mais seguras do Estado. “Saltamos da 49ª para a sétima posição no ranking da segurança pública em São Paulo. Somos hoje uma das cidades mais seguras para se viver no Brasil”, destacou. 

Roberta Botion, por sua vez, cumprimentou todas as mulheres que atuam na Secretaria de Segurança Pública e agradeceu aos responsáveis pela adoção da legislação municipal voltada à garantia de direitos das mulheres. A presidente do Fundo Social desejou um “feliz dia das mulheres” a todas as presentes.

Integrante da GCM há 21 anos, Beatriz Maria Guedes Balduíno foi escolhida para discursar em nome das mulheres que atuam na secretaria, como guardas e vigilantes. Casada, mãe de três filhos (de 4, 6 e 15 anos), ela falou sobre os desafios de conciliar o trabalho, a família e a casa. “A GCM precisa gostar muito do que faz. É uma profissão que envolve risco. Tenho muito orgulho de todos esses anos dedicados à GCM”, contou.

Durante o evento, também houve uma homenagem ao GCM Aurélio Valério de Araújo Filho, de 52 anos, que faleceu no início deste mês. O GCM ocupava o cargo há 31 anos e conforme Francisco Alves, era um exemplo de dedicação e competência no desempenho de suas atividades. 

 

Notícias recomendadas para você