Notícias
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Atendimentos de oftalmologia crescem mais de 4 vezes
05/03/2020 | 18h30
Atendimentos de oftalmologia crescem mais de 4 vezes

A Prefeitura de Limeira apresentou nesta quinta-feira (5), a 73ª Audiência Pública, para prestação de contas da área de saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2019 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Os dados apontam aumento no volume de consultas com médicos especialistas, sobretudo de oftalmologia, em que a oferta cresceu mais de quatro vezes. Foram 3.076 atendimentos no período, contra 654 no quadrimestre anterior. Os dados indicam o empenho que o governo do prefeito Mario Botion vem fazendo para ampliar e reforçar o setor de Saúde do município. “Realizamos um grande esforço orçamentário para melhorar os serviços de saúde em vários aspectos”, afirma o prefeito. 

Concentradas na Policlínica, as especialidades médicas totalizaram, ainda no terceiro quadrimestre, 1.589 consultas de ortopedia, 1.230 de otorrinolaringologia, 543 de reumatologia, 385 de neurologia, 193 de neurologia pediátrica, entre outras.

O Ambulatório de Saúde Mental também apresentou desempenho positivo, com 3.749 consultas de psiquiatria, aumento de 9,7% no comparativo com o segundo quadrimestre. Foi detectada uma pequena redução do número de faltas às consultas, da ordem de 8,4% em relação ao quadrimestre anterior. Mesmo assim, o volume de abstenções foi expressivo, comprometendo 931 consultas, ou 24,8% do total de procedimentos disponibilizados. “Esse dado revela o trabalho de conscientização sobre a importância de os pacientes cancelarem com antecedência as consultas agendadas pela unidade, no caso de imprevistos”, disse a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende.

Quanto aos medicamentos, a farmácia do Ambulatório de Saúde Mental atendeu 33.152 pacientes, 1.815 a mais que o quadrimestre anterior. Para tanto, o serviço dispensou 5 milhões de unidades de medicamentos, contra 4,5 milhões nos quatro meses anteriores – expansão de aproximadamente 10%.

O trabalho de rotina para controle e prevenção ao Aedes aegypti, denominado “casa a casa”, chegou a 110.425 imóveis, sendo 23.943 durante os mutirões, realizados aos sábados. “Em todo o ano de 2019, os agentes completaram cinco ciclos de visitas aos imóveis da cidade, resultado maior que a meta pactuada, de quatro visitas anuais”, frisou o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. A Divisão de Controle de Zoonoses, responsável pelas atividades no setor, também contabilizou 250 fiscalizações em Imóveis Especiais (com grande aglomeração de pessoas), 832 dos chamados Pontos Estratégicos (locais com risco para dengue) e 2.239 ações de bloqueio.

Na área de Atenção Básica, o destaque ficou por conta do volume de consultas com clínico geral. Houve 47.789 atendimentos no terceiro quadrimestre, contra 46.052 no período anterior, ampliação de 3,7%. Na área de pediatria foram computadas 10.460 consultas, e na de ginecologia, 6.280 procedimentos.

Já o Serviço Móvel de Urgência (Samu) fez 6.710 atendimentos, sendo 3.707 de clínica geral, 1.802 relacionados a traumas, 436 no setor de psiquiatria, 421 orientações por telefone, 203 de pediatria, 106 de obstetrícia e 16 de ginecologia.

A apresentação ocorreu na Câmara Municipal e também foi conduzida por demais servidores da Secretaria de Saúde, entre eles, a diretora de Urgência e Emergência Maria Fernanda Olívio Dionizio, o diretor de Planejamento e Fundo Municipal da Saúde, Rafael Botteon, e o diretor de Gestão Administrativa, Everton Ferreira. Ainda compareceram ao evento, representantes da Secretaria de Gestão Estratégica, do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil organizada, além de munícipes. A iniciativa atende aos princípios da transparência, visibilidade, fiscalização e controle, que norteiam o setor público. 

Notícias recomendadas para você