PA Abílio Pedro completa 1 ano com mais de 44 mil atendimentos
04/03/2020 | 17h13
PA Abílio Pedro completa 1 ano com mais de 44 mil atendimentos

Uma das maiores realizações da gestão do prefeito Mario Botion, o Pronto Atendimento (PA) “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, completa o primeiro ano de atividade em 15 de março. A unidade foi construída no Parque Abílio Pedro, em Limeira, e até janeiro, foi responsável por 44.798 atendimentos. O grande diferencial do serviço, destacado pelo prefeito, é o funcionamento 24 horas, de segunda a domingo.

Do total de consultas, 33.345 ocorreram na área de clínica médica. Além desses profissionais em período integral, o PA conta pediatra em horário estendido, das 10h às 22h, medida que, conforme Botion, ajudou a desafogar o fluxo de pacientes nos prontos-socorros do município. “Esse horário tem beneficiado inúmeras famílias, que podem levar os filhos ao pediatra após o expediente de trabalho, facilitando o acesso à Saúde Pública”, comentou Botion. Até janeiro, foram 8.512 consultas nessa especialidade.

Paralelamente às consultas, houve 2.941 procedimentos médicos, como aplicação de medicação, inalação, aferição de pressão, entre outros. Desde a inauguração, o PA ampliou a oferta de serviços, oferecendo todas as terças, das 19h às 22h, consultas odontológicas. A unidade é gerenciada pela Sociedade Operária Humanitária, que mantém o corpo clínico e uma equipe de 62 profissionais diversos, incluindo 16 técnicos de enfermagem, dez enfermeiros e seis recepcionistas.

A coordenadora do PA, Samanta Kelly Braga, comentou que a maioria dos pacientes procura a unidade em razão de problemas respiratórios ou cardiopatias. Atuando no PA desde a abertura, ela fez um balanço positivo desse primeiro ano de atividade. “Fomos muito bem recebidos pela população. Os equipamentos são de ótima qualidade e todo o quadro de profissionais é capacitado e comprometido com o trabalho”, frisou.

Com investimento de R$ 2,7 milhões, sendo R$ 2,2 milhões repassados pelo Governo Federal e contrapartida de R$ 500 mil da Prefeitura de Limeira, o prédio onde funciona o PA se destaca pela arquitetura moderna e amplitude das salas de atendimento. São três salas para consulta, sala de espera adulto e infantil, sala para administração de medicamentos, inalação adulto e infantil, sala de observação feminina (com três leitos), masculina (com três leitos) e infantil (com dois leitos), sala de sutura, sala de isolamento, sala de emergência com dois leitos e dormitórios para os plantonistas.

Por meio de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi, outros R$ 450 mil foram destinados à compra de móveis, computadores e uma completa linha de equipamentos médicos, como desfibrilador, macas, poltronas hospitalares, monitor multiparâmetro, ventilador pulmonar, entre outros.

Avaliação

A somatória de investimentos e esforços (as obras do PA foram paralisadas no governo anterior, em junho de 2016, e só retomadas em 2017, graças ao empenho do prefeito Mario Botion) reflete-se na boa avaliação de funcionários e pacientes, sobretudo quanto à organização, rapidez no atendimento e limpeza dos espaços. “Costumamos receber muitos elogios, o que demonstra a aceitação desse serviço por parte da população”, completou a coordenadora.

Divalmar Fernandes, de 47 anos, é um desses exemplos. Nesta quarta-feira (4), ele retornou ao PA Abílio Pedro para acompanhar uma suspeita de dengue. “O atendimento aqui é perfeito, médicos, enfermeiros e recepcionistas são muito atenciosos. O tempo de espera pela consulta é bem pequeno, fiquei impressionado”, enfatizou.

Outra paciente, Fabiana de Oliveira, de 34 anos, também esteve hoje no local para acompanhar a consulta de seus três filhos, de 4, 8 e 11 anos – todos com sintomas de resfriado. Moradora do Abílio Pedro, ela contou que até o ano passado procurava atendimento na Humanitária ou na Santa Casa. “Aqui é muito bom, pois muitas vezes não tinha como ir até esses hospitais”, falou.

A diretora de Urgência e Emergência da prefeitura, Maria Fernanda Olívio Dionizio, observou que o PA recebe apoio de unidades de suporte básico e avançado do Samu, para encaminhamento de urgências e emergências de complexidade maior aos hospitais públicos. Em média, o Samu faz 18 transferências dessa natureza por mês, para a Santa Casa ou Humanitária, após a estabilização do quadro de saúde dos pacientes.
Pronto Atendimento (PA) “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”
Rua Waldemar Panaro, 500 – Parque Abílio Pedro

Funcionamento: de segunda a domingo

Horário: clínica geral (24 horas) e pediatria (das 10h às 22h)