INÉDITO
Rede de ensino de Limeira terá plataforma de aprendizagem britânica em 2020
27/02/2020 | 09h59
Rede de ensino de Limeira terá plataforma de aprendizagem britânica em 2020

A rede municipal de ensino de Limeira contará, em 2020, com um recurso ludopedagógico de ensino-aprendizagem em matemática. Trata-se da Mangahigh, uma plataforma inédita de games e quizzes adaptativos que visa promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento computacional dos estudantes e auxilia professores e gestores no acompanhamento do aprendizado e na melhoria de resultados, contando com mais de 700 atividades matemáticas alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, que instituiu uma parceria com a plataforma para este ano letivo. O recurso, de origem britânica, será disponibilizado aos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, beneficiando mais de 13 mil alunos. No dia 4 de março, uma equipe responsável pela Mangahigh estará em Limeira para capacitar os técnicos da pasta e os professores-coordenadores para o uso da plataforma.

Segundo a Secretaria de Educação, considerando a diversidade e individualidade dos alunos, a plataforma possui recursos de tecnologia adaptativa, que sugerem atividades alinhadas ao nível de aprendizagem de cada estudante e dá autonomia para que ele aprenda no seu próprio ritmo. “Com isso, novas possibilidades didáticas e diagnósticas estarão disponíveis para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e constante melhoria da qualidade educacional”, destaca a chefe da Divisão de Formação do Ensino Fundamental, Ana Lúcia Alves de Freitas.

Segundo ela, além de propiciar o estudo da matemática de forma lúdica e interativa, a parceria visa promover a aprendizagem matemática por meio de recursos didáticos digitais, de modo a despertar a compreensão, participação e interesse dos estudantes, e desenvolver as capacidades socioemocionais através de colaboração positiva, “uma vez que os estudantes podem participar de torneios utilizando seus resultados em nível nacional e internacional”, afirma.

O secretário de Educação, André Luis De Francesco, ressalta que a plataforma faz parte da iniciativa da atual administração em estabelecer parcerias vantajosas para o município. “Esta é mais uma das que buscam, na inovação e na tecnologia, oferecer uma educação de qualidade para todos os nossos alunos, que é uma preocupação constante do prefeito Mario Botion”, cita.