PROJETO-PILOTO
Prefeitura transmite eletronicamente dados ao Tribunal de Contas
26/02/2020 | 14h00
Prefeitura transmite eletronicamente dados ao Tribunal de Contas

A Prefeitura de Limeira está dando um passo importante no acompanhamento de suas metas físicas e indicadores de gestão. Há pouco mais de um ano, um projeto-piloto foi implantado no município em parceria com o Grupo Confiatta. A cidade foi escolhida por conta de já possuir um projeto de Programa de Metas – que aliás é de autoria do prefeito Mario Botion, quando ele ocupou uma das cadeiras do Poder Legislativo no período de 2009 a 2012. “Na região, o sistema é completamente inovador, foi idealizado e desenvolvido juntamente com a equipe da Secretaria de Gestão Estratégica do município, sendo nosso primeiro cliente no Estado de São Paulo a transmitir eletronicamente o Relatório de Atividades ao Tribunal de Contas”, destaca o sócio-proprietário da Confiatta, Ricardo Guimarães.

O serviço que já permitia a alimentação e monitoramento dos resultados realizados, avança mais uma etapa, transmitindo eletronicamente essas informações ao Tribunal de Contas do Estado. “É um grande facilitador. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o acompanhamento é uma exigência. E essa ferramenta veio para aperfeiçoar a prestação de contas e a transparência”, comenta o prefeito. Na última semana, a Prefeitura de Limeira transmitiu em menos de cinco minutos todos os dados referentes ao exercício de 2019 para o Tribunal de Contas. Em anos anteriores, isso levaria muito tempo. “Com a implantação do conceito de gestão por resultados, através do Programa de Metas, cada servidor responsável por seu indicador persegue suas metas anuais, alimentando o sistema com o resultado obtido em cada mês, possibilitando correção de rotas. Isso sem dúvida aproximou o servidor com as entregas propostas no Programa de Metas e os resultados são discutidos entre o prefeito e os secretários. Com a implantação do serviço, ganhamos tempo e precisão. As informações são transmitidas eletronicamente e com exatidão”, cita o secretário de Gestão Estratégica, André Basso.

O prefeito Mario Botion tem acompanhado a implantação da ferramenta desde o início. O avanço e a efetividade têm agradado. “Hoje podemos dizer que temos todas as informações na palma das mãos. E com precisão. Também temos condições de monitorar os indicadores mensalmente, o que tem sido determinante para os resultados alcançados”, aponta.