Prefeito homenageia professores; Encceja tem recorde de inscritos
25/11/2019 | 18h05
Prefeito homenageia professores; Encceja tem recorde de inscritos

Dez professores da rede estadual de ensino foram homenageados pelo prefeito Mario Botion com a entrega de um certificado de reconhecimento e gratidão, em solenidade realizada na sala de reuniões do gabinete, neste mês. O grupo de educadores participou do projeto idealizado pela Diretoria Regional de Ensino, denominado “Horas de Estudo Encceja”.

Durante um período anterior à aplicação da prova, os professores reforçaram conteúdos e esclareceram dúvidas finais para os candidatos que se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O trabalho, de caráter voluntário, foi feito nas escolas estaduais Brasil, Prof. Ataliba Pires do Amaral, Prof. Arlindo Silvestre e Willian Silva, entre os dias 5 e 23 de agosto. As escolas têm como diretores, respectivamente, Oswaldo Assumpção Filho, Leni Aparecida Catalini Franceschini, Neide Toledo Woerle e Ana Paula Nunes Lopes da Silva.

Antes, a Prefeitura – numa ação inédita – por meio das Secretarias de Educação, Comunicação Social e Gestão Estratégica em conjunto com a Diretoria de Ensino de Limeira, realizou no mês de maio um trabalho específico de divulgação do Encceja – mecanismo que facilita a obtenção de diplomas do ensino fundamental e do ensino médio.

Com a prova do Encceja, os candidatos conseguem ampliar a formação e, dessa forma, buscam obter o ingresso com mais êxito no mercado de trabalho.

A ampliação do nível de escolaridade da população também é benéfica para o município, uma vez que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em especial o IDH- Educação é impactado com a ampliação de níveis de escolaridade na cidade – situação que amplia a possibilidade do município, por exemplo, receber mais investimentos privados.

Nesse sentido, as secretarias de Gestão Estratégica e Educação atuaram para aumentar o número de candidatos na prova do Encceja. Campanha publicitária de caráter institucional também foi realizada pela Secretaria de Comunicação Social com o intuito de divulgar a aplicação da prova.

ELOGIOS

O prefeito Mario Botion elogiou o trabalho voluntário dos professores. Segundo ele, a disposição em colaborar merece ser reconhecida. “Os secretários de Gestão Estratégica (André Basso) e Educação (André De Francesco) me informaram da importância desse trabalho que realizamos em conjunto com a Diretoria de Ensino”, disse. “O resultado foi bastante significativo”, declarou.

Segundo levantamento realizado pelo diretor de Planejamento Estratégico, da Secretraria de Gestão Estratégica, Fernando Rocha, neste ano houve um aumento de 211% em relação a 2018 no número de inscritos para a prova. Foram 1.719 candidatos em 2018 e 5.352 em 2019. Já no país, o aumento foi em média de 75%.

Diretores das escolas que realizaram o projeto, a gerente da Diretoria Regional de Ensino, Silvia Zampieri de Castro e a dirigente regional interina, Luiza Valentim, também estiveram no evento de homenagem aos professores, além dos secretários André Basso e André De Francesco e o diretor Fernando Rocha.

Os dez educadores que receberam os certificados foram: Nelsi Aparecida Strasser, Luciana Costa Alecrim, Neide Toledo Woerle, Marcia Campioto, Danilo Silvestre da Silva, Roseli de Oliveira Garcia, Josiane Cristina Barbosa de Souza, Luciana Sequinato Faria Lopes, Fabio Rogério Faria Lopes e Thais Helena Dorigan Cardoso.