Notícias
SAÚDE
Semil terá atividades de prevenção às ISTs no Carnaval
19/02/2020 | 15h57
Semil terá atividades de prevenção às ISTs no Carnaval

O Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), mantido pela prefeitura, está intensificando as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para o Carnaval. As atividades incluem a realização de testes rápidos em locais alternativos, distribuição de preservativos e orientação aos foliões.

Segundo a assessora do Departamento de Vigilância em Saúde, Melissa Gachet Sugshi, a ideia é unir a diversão à prevenção. Ao longo desta semana, uma equipe do Semil estará no Senac, localizado na Rua Quadros Sobrinho, 1, no Centro, para oferecer preservativos e testes rápidos de HIV e sífilis. A iniciativa começou na segunda-feira (17) e segue hoje (19) à noite, amanhã (20), no período da tarde, e na sexta (21) de manhã. Ainda na sexta (21), haverá trabalho semelhante no Parque Cidade, com testes rápidos, das 8h30 às 12h. O Parque fica na Rua Dr. José Botelho Veloso, s/nº, na Vila São João. “Também estaremos em bailes da terceira idade para distribuição de preservativos”, frisou Melissa.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, no parto ou na amamentação.

Dentre as principais ISTs, estão herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C e HIV. “O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs”, comentou Melissa.

Em Limeira, os casos de Aids apresentaram queda de 23% no ano passado. Foram 43 casos em 2019 contra 56 em 2018. Quanto ao perfil das notificações, há uma tendência de concentração no público masculino. Ainda em 2019, houve 34 registros entre os homens e nove entre as mulheres. Já a faixa etária mais vulnerável situa-se entre os 20 aos 34 anos, com 15 ocorrências entre os homens e cinco entre as mulheres. Não houve, nos dois últimos anos, casos em menores de 15 anos.

Além de ações pontuais, o Semil oferece a testagem rápida para diagnósticos de ISTs durante todo o ano. Para tanto, é necessário agendar o horário pelo telefone 3442-4796. O serviço funciona na rua Sergipe, 906, na Vila São Cristóvam.

Notícias recomendadas para você