NOVEMBRO AZUL
Campanha conscientiza população sobre o câncer de próstata
01/11/2018 | 13h06
Campanha conscientiza população sobre o câncer de próstata

O secretário de Saúde, Vitor Santos, esteve nesta quinta-feira (1º) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Nova Europa para acompanhar o início do Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Na unidade, o secretário conversou com munícipes e funcionários e aproveitou para coletar o exame de sangue capaz de detectar a doença - o PSA (Antígeno Prostático Específico).

A campanha é voltada a homens a partir dos 50 anos, que devem procurar a UBS mais próxima para solicitar o pedido do exame, que pode ser emitido pelo próprio enfermeiro da unidade. Até 30 de novembro, a coleta do PSA estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Municipal de Patologia Clínica, desde que o paciente atenda às orientações de preparo.

Dr. Vitor salientou que o câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens, no entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura variam de 90% a 95%. “O objetivo dessa campanha é sensibilizar todos os homens a partir dos 50 anos a coletar o PSA, de forma a detectar precocemente essa doença”, frisou.

O secretário pediu o apoio de mães, esposas e filhas para incentivar os homens dessa faixa etária a participar da campanha. “Homens com mais de 40 anos, que apresentam histórico familiar de câncer de próstata na família, também devem fazer o exame”, afirmou.

A coordenadora da UBS, Nilva Helena Lalla Vasques Fernandes, observou que ao longo do mês, a unidade desenvolverá atividades de orientação ao câncer de próstata, voltadas aos pacientes que estiverem aguardando consulta na sala de espera. “Queremos que as famílias atendidas pela unidade se transformem em multiplicadoras da importância da prevenção”, frisou.

O trabalho dentro da UBS será reforçado pelos agentes comunitários de saúde nas visitas domiciliares aos pacientes. A diretora de Assistência à Saúde da prefeitura, Camila Rezende, destacou que toda a rede está mobilizada para a campanha e também oferecerá ações educativas.

Serviço:
- Nas UBSs, a coleta do PSA será de segunda a sexta-feira, às 7h, com exceção da UBS Tatu e da UBS Lopes, em que o procedimento será feito toda terça-feira, às 7h30, e da UBS Pinhal, onde a coleta estará disponível toda segunda-feira, às 7h30.
- Excepcionalmente em novembro, e mediante apresentação de pedido, o exame também poderá ser feito no Centro Municipal de Patologia Clínica, conhecido como Laboratório Municipal, localizado na Rua João Machado Gomes Júnior, 54. A coleta ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.

- As recomendações para fazer o exame são jejum de oito horas; não fazer exercícios ou andar de bicicleta, motocicleta, trator e cavalo dois dias antes da coleta; não manter relações sexuais três dias antes do exame; não ter realizado toque retal ou sondagem uretral nos últimos quatro dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias e biópsia de próstata, nos últimos 30 dias.
- Também é preciso apresentar RG ou documento com foto, Cartão SUS e número de telefone atualizado, além do pedido.
- Informações estão disponíveis no Laboratório Municipal, pelo telefone 3444-1744.