Prefeitura mobiliza escolas e ''síndicos'' no combate à dengue
10/02/2020 | 14h03
Prefeitura mobiliza escolas e ''síndicos'' no combate à dengue

A Prefeitura de Limeira promove amanhã (11) mais dois eventos de mobilização contra a dengue no Teatro Nair Bello, seguindo estratégia adotada em anos anteriores. O primeiro ocorre das 8h às 10h e será voltado a diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas do município. Das 14h às 16h, a iniciativa envolverá os “síndicos” dos imóveis públicos – servidores designados para monitorar e eliminar possíveis situações de risco em prédios da administração municipal. A decisão de convocar novamente escolas e síndicos partiu do prefeito Mario Botion, durante reunião do Gabinete de Prevenção e Emergência no Combate ao Aedes aegypti, realizada na semana passada.

Segundo a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, os eventos servirão para que os participantes atualizem-se sobre o panorama da dengue no município e os riscos de uma nova epidemia. “Nosso objetivo é enfatizar a responsabilidade que todos os segmentos sociais têm em relação ao enfrentamento da dengue. Nas próximas semanas, iremos também nos reunir com sindicatos, empresas e representantes de igrejas”, observou.

Desde o início do ano, Limeira já confirmou 105 casos de dengue e outros 153 aguardam resultado de exame laboratorial. “Há uma tendência nacional de aumento do número de casos e Limeira está inserida nesse contexto. Além do período chuvoso e de altas temperaturas, temos desde o ano passado a circulação do vírus da dengue do tipo 2 – subtipo para o qual grande parte da população não apresenta imunidade”, disse.

Pedrina destacou, ainda, que a prefeitura vem intensificando os trabalhos de prevenção e controle do Aedes aegypti, que além da dengue, é o transmissor da zika e da chikungunya. No entanto, ela alerta para a necessidade de envolvimento de toda a população para colaborar nas ações preventivas.

Serviço para esta terça-feira (11):

Das 8h às 10h – Encontro com escolas públicas e particulares

Das 14h às 16h – Encontro com “síndicos”

Local: Teatro Nair Bello - Rua João Kühl Filho, s/nº - Vila São João