VÍNCULOS
CeproSamba retoma atividades depois de 20 anos
03/02/2020 | 13h35
CeproSamba retoma atividades depois de 20 anos

Um projeto que marcou a década de 1990 foi retomado em 2020, 20 anos depois de encerrar as atividades. É o CeproSamba, que volta por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), inicialmente nos Centros Comunitários do Cecap e do Jardim Odécio Degan. A iniciativa para que o projeto fosse retomado partiu do prefeito Mario Botion.

Os ensaios, inclusive, já começaram e acontecem dentro dos centros comunitários. No Cecap, o projeto é comandado pelo professor Salvador Divino Pereira e reúne cerca de 40 crianças e adolescentes, envolvidas em todo o bloco, na banda e como foliões, com direito até a porta-bandeira. O bloco do Degan ainda está em formação e será organizado por Fabrício Horácio, o Pretinho da Hora. Os interessados em participar podem procurar ambos centros comunitários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O primeiro projeto do CeproSamba surgiu em 1993, quando aconteceram os primeiros ensaios. Já em 1994, começaram as apresentações, que seguiram até início dos anos 2000. Quem organizava o projeto na época era o músico José Donizete dos Santos, o maestro Bomba, que faleceu em 2019. Agora, o projeto que marcou época é retomado e faz parte das comemorações dos 51 anos do Ceprosom.

Em 2020, o CeproSamba já faz parte da programação de Carnaval da cidade, encerrando as comemorações. Também haverá programação nos bairros, descentralizando o projeto, ao longo do ano. E os blocos terão uma diversidade de ritmos populares, como samba, olodum, axé, pagode e funk.