CONTROLE SOCIAL
Conselho Municipal de Saúde elege presidente e vice
30/01/2020 | 17h08
Conselho Municipal de Saúde elege presidente e vice

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, Alexandre Ferrari, foi eleito por aclamação na noite de terça-feira (28) presidente do Conselho Municipal de Saúde, durante encontro presidido pelo secretário de Saúde, Vitor dos Santos. A vice-presidente, também eleita por aclamação, é a fonoaudióloga, Iris Freire dos Santos Guadanhin. Ferrari faz parte do segmento governamental no Conselho, enquanto que Iris dos usuários de Saúde.

O mandato do presidente é de um ano. Ferrari é funcionário efetivo da Prefeitura há 19 anos, sempre atuando na Secretaria de Saúde. Advogado, ele já ocupou o cargo de secretário de Saúde. O novo Conselho Municipal de Saúde foi empossado no dia 9 deste mês pelo prefeito Mario Botion.

O grupo tem caráter deliberativo (ações da Secretaria de Saúde devem necessariamente serem submetidas aos conselheiros) e também de fiscalização. O Conselho é constituído por 48 membros entre efetivos e suplentes, indicados por quatro segmentos: governamental, prestadores de serviços de saúde, trabalhadores e usuários.

Além da eleição de presidente e vice, os conselheiros também constituiram na reunião de terça-feira quatro comissões obrigatórias: Secretaria Executiva, Conselho Fiscal, Comissão de avaliação do convênio com a Santa Casa e Comissão de avaliação do convênio com a Humanitária.

A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 18 de fevereiro.