REFORMA PSIQUIÁTRICA
Atividades marcam a Luta Antimanicomial na próxima semana
10/05/2017 | 17h02
Atividades marcam a Luta Antimanicomial na próxima semana

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste mês a Semana da Luta Antimanicomial. A abertura oficial está marcada para a próxima segunda-feira (15), às 13h30, no teatro Nair Bello, localizado no Parque Cidade. Na ocasião, haverá uma palestra ministrada por profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do município. A participação do público será restrita a integrantes da Rede de Atenção Básica,Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril), entre outras instituições.

No mesmo dia (15), no período da manhã, usuários, familiares e profissionais fazem uma caminhada pelo centro da cidade, para sensibilizar a população sobre o mote da campanha. A concentração será às 8h30, no Bosque Maria Thereza (Rua Roberto Mange, 192), desse ponto, a passeata segue em direção à Praça Toledo Barros.

As atividades prosseguirão ao longo da semana. No dia 16, às 10h, no auditório do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), está prevista a exibição do filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky. Na sequência, integrantes dos Caps II, Caps AD, Caps I e do Ambulatório de Saúde Mental fazem uma discussão com a participação dos presentes. No dia 17, às 14h, na Arena Parque Cidade (Rua João Kühl Filho, 461, Vila São João), haverá uma roda de conversa sobre o tema “Reforma Psiquiátrica”.

Uma ação especial foi programada para o dia 18, quando representantes da luta antimanicomial de Limeira viajam até São Paulo, onde participam da “Marcha de Luta por uma Sociedade sem Manicômios”, no vão do Masp. O encerramento da semana será no dia 19, às 13h, com o “Sarau e Baile da Cartola”, com a presença de MC Silas. O baile ocorre na Casa da Esquina (Rua 11 de Junho, 241, na Boa Vista).

A Luta Antimanicomial

Surgido no final da década de 1970, em plena Ditadura Militar, o movimento brasileiro de reforma psiquiátrica caracteriza-se pela luta dos direitos das pessoas com transtorno mental. O movimento defende uma visão diferenciada da saúde mental, que parte do princípio da “desinstitucionalização” do paciente, em oposição ao modelo de “isolamento” vigente no país até então. Com o lema “Por Uma Sociedade Sem Manicômios”, os movimentos de trabalhadores em saúde mental mobilizaram-se pela promulgação da Lei 10.216 de 2001, do então Deputado Paulo Delgado, que previa areestruturação do modelo de assistência em saúde mental.

Segundo a diretora de Assistência à Saúde da prefeitura, Camila Rezende Moreno, é importante lembrar a data para que a sociedade tenha consciência que os direitos são iguais para qualquer ser humano, independente de dificuldades físicas e mentais. “Temos direito à liberdade, ao convívio social e de acesso a cuidados e tratamentos”, frisou.

Serviço: Semana da Luta Antimanicomial

15 de maio: “Caminhada e Planfletagem”

Facilitadores: Equipes dos Caps II, Caps AD e Caps I
Local: Bosque Maria Thereza (Rua Roberto Mange, 192, Jd. Mercedes)