Notícias
FÉRIAS
Oficina de origami leva arte japonesa para crianças
21/01/2020 | 16h45
Oficina de origami leva arte japonesa para crianças

A tradicional arte de fazer origamis foi levada à Biblioteca Pedagógica, instrumento da Secretaria de Educação, na tarde de hoje (21), para cerca de 30 crianças na oficina “Técnicas de dobrar papel” ministrada pelo origamista Tiago Jonas da Silva. 

De maneira dinâmica, em formato de bate-papo, Silva explicou aos participantes o conceito de origami, que deriva da palavra japonesa “orikami” que em tradução literal significa “dobrar papel”. Segundo ele, a arte teria surgido da própria divulgação e invenção do papel e que a sua origem é japonesa. Alguns estudiosos denotam que a técnica teria sido levada ao Japão por um monge budista que levara em sua mala algumas figuras e o método de produzir papel desenvolvido na China.

Para o origamista, o propósito da oficina é justamente “levar este conhecimento adiante de modo a proporcionar as crianças que participam, uma nova experiência de aprendizado de maneira lúdica e divertida“, disse.  

Por falar em diversão, na tentativa de sair da rotina e desconectar a filha dos aparelhos eletrônicos durante as férias, Andreza Panseli, inscreveu a pequena Júlia, de 9 anos, na atividade e aproveitou a oportunidade para também aprender a fazer os origamis. “É a primeira vez que tenho contato direto com essa arte e confesso que não gostava muito, mas hoje foi muito bom e acabei gostando de fazer”, falou.

A partir das dobraduras, os pequenos criaram tsurus, sapos e o urso marinho. Miguel Cheque Brigatto, de 7 anos, conta que esta é a sua primeira oficina e que se divertiu bastante criando os animais de papel. “Em casa, eu gosto de brincar com dobradura, eu já sabia fazer um avião e gostei muito de aprender a fazer o sapo saltitante”, conta. Já a sua amiga, Lisa Lucato, de 8 anos, disse que se inscreveu em outras quatro oficinas da programação de férias da Prefeitura e tem gostado muito de todas as atividades. “Eu gostei de participar. Adoro origamis, minha mãe já me ensinou vários”.

Notícias recomendadas para você