Mutirão de oftalmologia atende mais de 2 mil pacientes
23/12/2019 | 17h57
Mutirão de oftalmologia atende mais de 2 mil pacientes

As consultas de pós-operatório dos pacientes que fizeram cirurgias de pterígio e catarata terminaram na manhã de hoje (23), no Teatro Nair Bello. Os atendimentos foram realizados dentro do segundo mutirão oftalmológico “ Visão”, da Prefeitura de Limeira. Foram cerca de 700 cirurgias, 600 de catarata e 100 de pterígio, realizadas de 20 a 22. O mesmo mutirão atendeu 2.254 pacientes em consultas de 5 a 18 de dezembro. O prefeito Mario Botion e o secretário de Saúde, Vitor Santos, acompanharam o pós-operatório, também realizado no fim de semana (21 e 22).

Essa é a segunda etapa do mutirão “ Visão”, contratado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte (Cismetro). Em outubro, quando ocorreu a primeira etapa, foram realizadas cerca de 1.400 consultas e 350 cirurgias de catarata. “Essa é mais uma iniciativa dentro do nosso programa Limeira Ativa e Saudável. Com determinação e um trabalho sério de gestão, estamos levando mais qualidade de vida para nossos munícipes”, destacou o prefeito.

Waine Lodi, 66 anos, é aposentado e operou catarata da vista direita. “O mutirão foi excelente. Foi uma ótima iniciativa do prefeito, a quem agradeço muito”, falou. Já Almerindo Marques da Costa, também tem 66 anos e fez cirurgia de catarata no olho direito. “Foi tudo ótimo. Só tenho a elogiar o atendimento dos médicos e demais funcionários. O prefeito está de parabéns”, comentou. “Deu tudo certo, estou muito feliz. O atendimento foi maravilhoso”, definiu Laurindo José dos Santos, 67.

Outra pessoa que ficou satisfeita com o atendimento é Eloize Rodrigues. Moradora do Nossa Senhora das Dores, ela vinha esperando um encaminhamento para a especialidade há algum tempo e o segundo mutirão oftalmológico permitiu a consulta. Ela descobriu que tinha catarata, o que comprometia 100% de sua visão do olho direito e 80%, do esquerdo. “Todos foram muito atenciosos e agora estou enxergando perfeitamente. Essa iniciativa é perfeita, melhor coisa que foi feita”, citou.

No próximo dia 27 os pacientes retornarão ao Teatro Nair Bello para mais uma consulta do pós-operatório. O balanço final da segunda etapa do mutirão será fechado e divulgado nos próximos dias.