Entregue reforma e ampliação da UBS Planalto, a nona a receber investimentos
20/12/2019 | 16h33
Entregue reforma e ampliação da UBS Planalto, a nona a receber investimentos

A nona reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS) foi entregue à população, nesta sexta-feira (20), pelo prefeito Mario Botion. Trata-se da UBS “Dr. Waldemar Mercadante”, no Jardim Planalto, que também foi ampliada e realiza, em média, cerca de 1.400 atendimentos por mês. O deputado federal Miguel Lombardi esteve na entrega, ao lado do presidente da Câmara, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), e dos vereadores Mir do Lanche, Estevão Nogueira, Edgard Routh Rodrigues, Wagner Barbosa, Wagner de Souza, Toninho Franco, Helder do Táxi e Dra. Mayra Costa.

A UBS Planalto recebeu diversas melhorias, como construção de estacionamento para pacientes e funcionários, construção da farmácia, reparo elétrico e hidráulico, reparo do telhado e troca das calhas, pintura interna e externa, acessibilidade completa, ampliação de consultórios médicos, construção de banheiros novos, paisagismo, construção de espaço de convívio para a comunidade, reparo da rede de esgoto e pluvial, além de nova identificação visual interna e externa. A unidade também será, em breve, totalmente climatizada, inclusive na recepção.

O investimento na reforma e ampliação é da ordem de R$ 544.230,46, sendo R$ 449.500 provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi e R$ 94.730,46 de recursos do próprio município. Outros R$ 18 mil, também de emenda do deputado, foram utilizados para compra de equipamentos e mobiliário, como: oito longarinas, dois computadores, uma incubadora de testes biológicos, uma mesa ginecológica adaptável, sete ventiladores, um tanque, um desfibrilador externo automático, uma geladeira e um notebook.

O prefeito Mario Botion destacou que essa é a nona UBS a receber investimentos da atual administração: Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Nova Europa, Jd. Aeroporto, Graminha, Jd. Parque Hipólito 1, Cecap e Planalto. É a décima entrega na saúde, incluindo o Pronto Atendimento do Abílio Pedro. “Ano que vem entregaremos a UBS do Rubi e daremos andamento à reforma da UBS Dores 1 e da Policlínica, construção da nova unidade no Vista Alegre, e a mudança do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema) para um novo local, adaptado e totalmente reformado”, citou.

Conforme o chefe do Executivo, todo esses investimentos fazem parte do programa Limeira Ativa e Saudável. “A saúde em Limeira tem avançado cada vez mais e muito bem, ampliando o atendimento de qualidade à nossa população”, observou. Botion destacou a importância do trabalho do deputado Miguel Lombardi para a conquista de verbas que possibilitam a reforma de espaços importantes na cidade. O prefeito também lembrou do papel dos vereadores e, principalmente, o apoio dos servidores durante a reforma.

O deputado federal Miguel Lombardi ressaltou que é uma obrigação do poder público investir em melhorias para a população. “A gestão do prefeito Mario Botion tem feito a diferença pela cidade, com pessoas sérias à frente da administração, tornando Limeira referência e exemplo em nosso país”, afirmou. Lombardi também enalteceu a parceria com a Santa Casa de Limeira, que, conforme ele, tem uma gestão competente e comprometida.

O presidente da Câmara, por sua vez, lembrou da necessidade da reforma da UBS Planalto. “O resultado das melhorias é um trabalho muito bem feito e que permitirá que a população seja melhor atendida”, falou Lemão, que ainda desejou novas conquistas para 2020. A coordenadora da unidade, Caroline Cazon Paixão, elogiou o investimento da administração na saúde. “Agradeço ao prefeito Mario Botion, ao deputado, à equipe e, principalmente, à população do Jardim Planalto”, disse.

Ainda prestigiaram a cerimônia, os secretários Vitor Santos (Saúde), Antonio Peres (Comunicação Social), Matias Razzo (Urbanismo) e Armando Cecato (interino de Obras e Serviços Públicos), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o provedor da Santa Casa, Didi Piccinin, o representante da Associação de Moradores da Vila Queiroz, Luis Loterio, e o ex-vereador e coordenador do Conselho de Saúde local, Wilson Cerqueira, além de moradores e diretores da prefeitura.