REVITALIZAÇÃO
Prefeitura entrega reforma da UBS Cecap
13/12/2019 | 18h27
Prefeitura entrega reforma da UBS Cecap

O programa de revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) deu mais um importante passo em Limeira. Nesta sexta-feira (13), o prefeito Mario Botion e o deputado federal Miguel Lombardi entregaram as obras de reforma e ampliação da UBS Cecap - “Dr. Antônio de Luna”, que atende em média, 5.291 pessoas por mês. Ainda prestigiaram o evento, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, os vereadores Erika Tank, Mayra Costa, Wagner de Souza, Estevão Nogueira, Edgard Routh Rodrigues e Wagner Barbosa.

Os trabalhos na UBS Cecap incluíram a ampliação da farmácia e da recepção, consertos do telhado e das calhas, troca de portas e batentes, reparos elétricos e hidráulicos, substituição de pisos em alguns ambientes e pintura interna e externa. O imóvel foi integralmente reformulado para garantir acessibilidade completa aos munícipes. Houve nova identificação visual e climatização da farmácia e da sala de vacinação. O investimento foi de R$ 230.792, sendo R$ 130.792 de recursos do próprio município e R$ 100 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi.

O chefe do Executivo discorreu sobre a relevância do papel desempenhado pelos servidores públicos e da avaliação favorável que eles recebem por parte da população – sobretudo na área de saúde. Com expectativa positiva em relação à retomada da economia no próximo ano, Botion afirmou que o aquecimento dos setores produtivos terá reflexos favoráveis na geração de emprego e na destinação de recursos para o município.

Quanto ao processo de revitalização na área de saúde, Botion elencou as oito unidades que já receberam os serviços, são elas: Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Nova Europa, Jd. Aeroporto, Graminha, Jd. Parque Hipólito 1 e Cecap, além do Pronto Atendimento do Abílio Pedro e da UBS Rubi - que já está concluída e entrará em operação em janeiro. “Até o fim do ano, entregaremos a reforma da UBS Planalto. Conseguimos também a posse do terreno da UBS Vista Alegre, que agora será reconstruída”, frisou Botion.

As melhorias na UBS Cecap não se limitaram à estrutura física, R$ 50 mil foram destinados à compra de mobiliário e equipamentos novos, também por meio de emenda do deputado federal Miguel Lombardi. Entre as aquisições, estão 12 longarinas, nove cadeiras giratórias, oito computadores, uma cadeira odontológica e uma mesa ginecológica elétrica, este último item, por solicitação da vereadora Erika Tank.

Miguel Lombardi enfatizou a missão do Poder Público na busca pela qualidade de vida da população, sobretudo dos mais necessitados. “Cabe a nós o importante papel de fazer benfeitorias voltadas ao bem-estar das pessoas. Graças a Deus nós estamos no caminho certo”, comentou. O deputado federal enalteceu o trabalho da administração do prefeito Mario Botion, no sentido de cumprir todas as exigências legais para receber os recursos oriundos de emendas parlamentares.

Já a coordenadora da UBS, Angélica Caroline Eugênio, disse que ficou satisfeita com o resultado das obras e agradeceu os servidores da unidade pela colaboração durante o período de reformas. “Certamente esse trabalho impactará diretamente na qualidade do nosso atendimento”, avaliou.

A melhoria do atendimento e do conforto oferecido aos usuários também foi destacada pelo presidente da Câmara. “Essa é mais uma reforma de unidade de saúde, que desta vez, irá beneficiar os moradores do bairro Cecap”, comentou Lemão da Jeová Rafá.

Gisele Rosa de Lima, de 27 anos, esteve nesta manhã na UBS Cecap para atualizar o cartão de vacinação do marido e dos três filhos, incluindo os gêmeos de 6 meses. Usuária da unidade há 12 anos, ela afirmou que gostou da reforma. “Esse lugar ficou com outra aparência”, mencionou.

Compareceram ainda à cerimônia, os secretários Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), Vitor Santos (Saúde) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, a presidente do Comicin e Conselheira Estadual da Condição Feminina, Eliza Gabriel da Costa, o representante da associação de moradores local, Adir Almeida, diretores da prefeitura e o padre Diego Miquelotto, da Paróquia Menino Jesus, que abençoou a UBS.

Serviço:

UBS Cecap – Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº