Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
Workshop da Saúde termina com palestra de defensores públicos
05/12/2019 | 17h36
Workshop da Saúde termina com palestra de defensores públicos

Cerca de 40 pessoas participaram nesta quinta-feira (5) do quarto e último dia do 10º Workshop da Saúde, que neste ano, abordou o tema “Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas”. A iniciativa foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, visando a conscientização dos munícipes sobre o tema. Para tanto, foram organizadas palestras, dinâmicas de grupo e apresentações culturais. 

O encerramento do Workshop ocorreu no Parque Ecológico do Jardim do Lago, que recebeu a presença dos defensores públicos Douglas Schauerhuber Nunes, especialista em Direitos Humanos pela FGV/SP, e Davi Quintanilha Failde de Azevedo, que é coordenador auxiliar do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo. Ambos ministraram palestra intitulada “A dependência química e o direito brasileiro”. 

O público conheceu o papel do sistema público de saúde no atendimento às pessoas com dependência, os tipos de tratamento e as mudanças instituídas nesse setor pela nova legislação (Lei Nº 13.840). “Atualmente, há dois tipos de internação, a voluntária e a involuntária - admitida apenas como último recurso, quando os tratamentos anteriores se mostraram ineficazes, e por um período não superior a três meses”, observou Failde de Azevedo.

Conforme Schauerhuber Nunes, a Defensoria Pública atua em Limeira, sobretudo, como “articuladora” da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), encaminhando os pacientes para o tratamento adequado. Ele afirmou que muitas pessoas buscam a Defensoria para internação involuntária de parentes com dependência como primeira alternativa, enquanto a medida deve ser usada apenas em situações-limite. 

Presente ao evento, Ivone Batista de Oliveira, de 54 anos, soube do Workshop pelo jornal e disse que viera em busca de informações para tratamento do filho, de 21 anos, usuário de álcool. “Esse tipo de problema atinge toda a família, palestras como essa deveriam acontecer mais vezes”, afirmou dona Ivone, que foi encaminhada ao Caps AD, serviço mantido pela Prefeitura de Limeira, na Rua Piauí, 754, Vila Cláudia.

O psicólogo e coordenador do Nasf, Denis Jambas, avaliou positivamente o resultado do 10º Workshop e a relevância do tema escolhido neste ano. “A cada ano é possível observar o aumento do número de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. Nesses últimos quatro dias, procuramos orientar a comunidade, destacando o papel do Poder Público”, relatou.

 

Notícias recomendadas para você