COMITÊ
Palestras abrem Semana Mundial de Aleitamento Materno em Limeira
05/08/2019 | 16h54
Palestras abrem Semana Mundial de Aleitamento Materno em Limeira

Estudantes e profissionais de saúde participaram na sexta-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Limeira, de evento em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019. A iniciativa foi do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e da Secretaria de Saúde de Limeira, com apoio da Câmara.

A cerimônia de abertura contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion – que na ocasião, representou o prefeito Mario Botion, do secretário de Saúde, Vitor Santos, da vereadora e integrante do Comitê, Erika Tank e da neonatologista da Santa Casa e presidente do Comitê, Soraia Drago Menconi.

Destacando a relevância do tema, Roberta Botion argumentou sobre o momento único entre mãe e a criança proporcionado pelo ato de amamentar. Roberta comentou, ainda, a necessidade de apoio dos familiares no processo de aleitamento. “Temos de incentivar as mães para que elas amamentem seus filhos pelo menos até os primeiros seis meses de vida”, frisou.

Vitor Santos, por sua vez, afirmou que a Secretaria de Saúde está comprometida com o aleitamento materno. Como médico otorrinolaringologista e experiência de mais de 40 anos nessa área, o secretário salientou a relação direta entre o tempo de amamentação e a incidência de doenças infecciosas nos primeiros anos de vida. “Há, ainda, a questão da relação humana, do momento de troca de emoções entre a mãe e o bebê”, disse.

Também representando o presidente da Câmara, o vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), Erika Tank discorreu sobre as leis de sua autoria, relacionadas à amamentação. A vereadora é autora dos projetos que culminaram com a criação do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, da Semana Municipal de Aleitamento Materno e da “Escola de Peito”, que garante às mães de crianças matriculadas em escolas de ensino infantil de Limeira, o direito de amamentar seus filhos na própria escola. “Sempre que tratamos da importância da amamentação, estamos cuidando da saúde pública como um todo, pois mães e bebês se beneficiam durante esse processo. Por isso é preciso estimular políticas públicas que permitam e auxiliem a mulher a conseguir amamentar o máximo que puder”, afirmou a parlamentar.

Soraia Menconi falou do papel do Comitê – instituído no ano passado - e das parcerias que vem estabelecendo, sobretudo com as secretarias de Saúde e Educação. A neonatologista também observou a pertinência de profissionais de saúde participarem da Semana de Aleitamento, como forma de aquisição de conhecimento e de empoderamento para trabalhar com a questão.

Na sequência, o público assistiu a duas palestras com os temas: “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, ministrada por Andrea Penha Spínola Fernandes, que é coordenadora do Centro de Referência Estadual do Banco de Leite Humano da Grande São Paulo; e “Métodos alternativos de alimentação no período neonatal e para lactentes”, com a fonoaudióloga e pesquisadora do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, Maria Teresa Cera Sanches.

Também estiveram presentes ao evento, a vereadora Lu Bogo, o diretor de Planejamento e Fundo Municipal de Saúde da prefeitura, Fabio Luis Borri, a chefe de Divisão de Saúde Básica da Secretaria de Saúde, Helenise Adriana Bortolin, a nutricionista da Secretaria de Saúde, Lilia Maria Alves Gomes e a enfermeira da Medical, Patrícia Schiavon – estas duas últimas, também integrantes do Comitê de Aleitamento.