UBS HIPÓLITO 1
Botion e Miguel Lombardi entregam a sétima reforma de Unidade Básica de Saúde
29/11/2019 | 16h18
Botion e Miguel Lombardi entregam a sétima reforma de Unidade Básica de Saúde

O prefeito Mario Botion e o deputado federal Miguel Lombardi entregaram nesta sexta-feira (29), em Limeira, as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento do Jd. Parque Hipólito 1 “Dra. Célia Salibe Zalaf Guarino”. Compareceram à cerimônia de descerramento da placa de conclusão das obras, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, o secretário de Saúde, Vitor Santos, demais autoridades e representantes da comunidade local. Ainda pela Câmara Municipal, estavam os vereadores José Roberto Bernardo (Zé da Mix), Jorge de Freitas, Lu Bogo, Hélder do Táxi, Claudemir Vieira (Mir do Lanche), Estevão Nogueira e Waguinho da Santa Luzia.

A UBS Hipólito 1 é a sétima unidade a receber melhorias da atual gestão. O espaço ganhou mais um consultório médico, banheiro novo para os pacientes e ampliação da sala dos agentes comunitário de saúde, da cozinha e da farmácia, esta última, também foi realocada para aperfeiçoar o fluxo de pacientes. As ações também incluíram reforma completa do Pronto Atendimento, pintura interna e externa do prédio, reparos no telhado e calhas e mudanças para garantir a acessibilidade plena às pessoas com deficiência. Os recursos foram da ordem de R$ 300 mil reais, provenientes de emenda parlamentar do deputado Miguel Lombardi.

O chefe do Executivo falou sobre o amplo investimento em obras na área de saúde, visando melhorar o atendimento à população. Também já foram entregues as reformas das unidades Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Nova Europa, Jd. Aeroporto e Graminha. Estão em obras, as unidades Planalto e Cecap (com inauguração prevista para 13 de dezembro). Além disso, a UBS Rubi está pronta e iniciará os atendimentos em breve. “A Policlínica é a próxima a receber melhorias e a UBS Vista Alegre será totalmente reconstruída. Ao todo, faremos mais de 15 intervenções dessa natureza, com recursos que superam R$ 4 milhões”, frisou.

Na ocasião, Botion agradeceu o esforço dos funcionários da unidade, que deram continuidade ao atendimento de saúde, mesmo durante as reformas. O prefeito também anunciou que, em janeiro, o Pronto Atendimento do Hipólito 1 terá horário estendido de pediatra, a exemplo do que foi implantado nos PAs Aeroporto e Abílio Pedro. “Serão 12 horas de atendimento pediátrico, essa medida permitirá que as famílias tragam seus filhos em horário alternativo. Estamos buscando sempre a qualidade da saúde e essa é mais uma iniciativa para acolher melhor a população”, frisou.

Paralelamente à reforma, a UBS Hipólito 1 recebeu equipamentos novos: ventiladores, duas cadeiras odontológicas, oito longarinas, dois aparelhos de TV, entre outros. Os equipamentos também foram adquiridos pelo município com verbas liberadas pelo deputado federal, que totalizam R$ 30 mil. “Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho. É uma alegria muito grande participar desse momento e entregar essas melhorias”, comentou. O deputado falou, ainda, sobre a seriedade da gestão do prefeito Mario Botion. “Essa é uma administração competente, que cumpre prazos. O município merece o recebimento desses recursos”, afirmou.

Lemão da Jeová Rafá, por sua vez, destacou a importância das ações verificadas na área de saúde, que impactam na qualidade dos serviços. “Com essas melhorias, a população terá atendimento com mais conforto”, comentou.

A cerimônia recebeu a presença do advogado Felipe Schmidt Zalaf, sobrinho da dentista Célia Salibe Zalaf Guarino, que dá nome à UBS desde 1999. Emocionado, Zalaf agradeceu a homenagem. “Estamos extremamente honrados em ver o nome da nossa família eternizado, ainda mais em um serviço que beneficia a comunidade”, disse.

A UBS e o PA Hipólito 1 fica na Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº, e é coordenada pela enfermeira Danúbia Florêncio da Rocha. Aguardando nesta sexta-feira consulta com pediatra da filha, Hety Alvez, de 35 anos, aprovou os trabalhos. “Aqui sempre foi muito bom, mas agora está ainda melhor”, disse. Outra munícipe, Ângela Souza, de 31 anos, que também estava na pediatria com a filha de três anos, falou sobre os benefícios da reforma. “Ficou muito bom, mais espaçoso. Agora a pediatria tem espaço para as crianças ficarem enquanto aguardam a consulta”, comentou.

Também prestigiaram o evento, os secretários Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), Antonio Peres (Comunicação Social), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Luiz Alberto Battistella (Administração) e Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil), e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.