Notícias
CORONAVÍRUS
Prefeitura suspenderá aulas a partir da próxima segunda (23); atividades culturais e esportivas já estão suspensas
16/03/2020 | 17h04
Prefeitura suspenderá aulas a partir da próxima segunda (23); atividades culturais e esportivas já estão suspensas

O prefeito Mario Botion anunciou nesta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa no Paço Municipal, um conjunto de medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Aulas da rede pública municipal serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23). Além disso, todos os eventos e atividades públicas das áreas de Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social (Ceprosom), entre outras, deixarão de ser realizadas a partir de hoje. “Estamos antecipando a adoção de medidas no sentido de diminuir o fluxo de pessoas e evitar aglomerações, sobretudo para preservar aqueles mais vulneráveis (idosos e pessoas com comorbidades)”, salientou o prefeito, referindo-se também à decisão de paralisar a programação do Centro do Idoso. Atualmente, há seis suspeitos de coronavírus no município. Não há nenhum caso confirmado da doença.

O chefe do Executivo, ao lado dos secretários Vitor Santos (Saúde), André Luis De Francesco (Educação) e Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), e da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, destacou que o município vem acompanhando de perto a evolução do coronavírus, desde quando começaram a surgir os primeiros casos da doença, na China, no fim do ano passado. Em fevereiro deste ano, conforme Botion, a prefeitura criou um grupo técnico para discutir as ações na esfera municipal, com participação de hospitais públicos e privados, e que algumas ações foram implantadas desde então.

“O coronavírus não é um problema local, foi classificado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O momento é crítico, mas precisamos ter tranquilidade e prudência para tomar providências que minimizem os impactos da doença”, frisou Botion. A agenda de reuniões para tratar do tema foi intensa nesta segunda. Além da coletiva, o prefeito coordenou pela manhã uma reunião do grupo técnico, e à tarde, com as enfermeiras responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Também houve agora à tarde uma edição extra do Jornal Oficial com a publicação do Decreto nº 108, que trata da suspensão de eventos e atividades das secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer e do Ceprosom, em razão do coronavírus. O decreto ratifica todas as medidas temporárias e emergenciais implementadas pelo Governo Estadual, incluindo a suspensão de aulas e de eventos com público superior a 500 pessoas. Botion recomendou que todas as instituições privadas e prestadores de serviços também façam a suspensão de eventos e que evitem aglomerações. 

Pelo decreto, a Secretaria de Saúde fica autorizada a solicitar apoio de pessoal e equipamentos de diversos órgãos e demais secretarias para o enfrentamento da doença. Já a Secretaria de Fazenda deverá manter reserva de caixa para pagamentos considerados emergenciais, visando a compra e contratação de bens, obras, equipamentos e demais serviços necessários à prevenção e controle do Covid-19.

O Grupo Técnico de Controle, Assistência e Vigilância, encarregado de fazer análises, estudos e deliberações pertinentes aos desdobramentos da pandemia será formalizado pela legislação. O decreto confere, ainda, poderes à Administração Municipal para requisitar bens e serviços visando enfrentamento de “emergência de saúde pública de importância internacional”. 

O decreto adotará como referência todas as recomendações do Boletim Epidemiológico nº 5, do Ministério da Saúde, que define os critérios de identificação de casos suspeitos, os protocolos de atendimento e as ações administrativas relacionadas à estrutura de saúde. 

Sobre a perspectiva estrutural, o prefeito informou que o município tem participado de reuniões com a Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba para definição de um hospital de referência no atendimento aos casos de Covid-19. A ideia inicial, segundo Botion, seria transformar o Hospital Regional de Piracicaba em centro de atenção especializada. No âmbito municipal, a Secretaria de Saúde estuda ampliar serviços prestados pela Humanitária e destacar o Pronto Atendimento do Abílio Pedro para receber os pacientes com a doença. “Também já solicitamos que todos os hospitais públicos e privados de saúde informem a quantidade de leitos de UTI disponíveis e qual a possibilidade de expansão, frente ao crescimento do número de casos”, disse. 

Educação

O secretário de Educação, André Luis De Francesco, comunicou que esta semana será uma fase de adaptação, em que as escolas irão orientar as famílias sobre a prevenção ao coronavírus e a suspensão das aulas. Até sexta-feira (20), as faltas não serão computadas. De acordo com Francesco, os alunos que tiverem condições podem antecipar a suspensão das aulas, a partir desta terça-feira (17). A suspensão será por tempo indeterminado e o retorno às aulas irá depender da evolução da doença no município. 

Serviços

O prefeito esclareceu que todas as atividades desenvolvidas pelos Centros Comunitários, à exceção daquelas voltadas aos idosos, serão mantidas. O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, do Paço Municipal, do Parque Cidade e das feiras livres seguirá normalmente. Já o Teatro Vitória, por se tratar de espaço fechado e com aglomeração de pessoas, ficará fechado. 

Presenças

Compareceram à coletiva, secretários municipais e a vereadora Lu Bogo.

Notícias recomendadas para você