MPB
Antonio Lugão leva 1º lugar no 13º FestiAFRO
21/11/2019 | 17h58
Antonio Lugão leva 1º lugar no 13º FestiAFRO

A 13ª edição do FestiAFRO, festival de música popular brasileira, com temas relacionados à cultura afro-brasileira aconteceu na noite desta terça-feira (19), no Jd. do Lago. Com 12 participantes, o evento foi realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e contou com a presença massiva do público que acompanhou de perto as apresentações.

Esta edição homenageou o músico José Donizete dos Santos, o "Maestro Bomba", professor e regente do Coral Thulany, falecido em setembro deste ano. Os selecionados disputaram as premiações: 1º Lugar, R$ 2.500; 2º Lugar, R$ 2.000; 3º Lugar, R$ 1.500; 4º Lugar, R$ 1.250; 5º Lugar, R$ 750; Consagração Popular (Melhor Torcida), R$ 500; Melhor Intérprete, R$ 500; Melhor Letra, R$ 500 e Melhor Arranjo R$ 500. Todos os vencedores receberam o Troféu Maestro Bomba.

O corpo de jurados, formado por Rita Bernardes, Marcos Lima e Ana Lourenço, elegeu Antonio Lugão como destaque da noite, sendo premiado com o 1º lugar, com a canção “Ao Mestre Bomba”; seguido por Amanda Menconi e Juliana Arruda (2º lugar), com “Primavera do Solo”; Grupo Black 90, com “Doses de Ódio” (3º lugar); Danilo Giroto Mendes, com “Noite de Folia” (4º lugar); e Bellatril, com “A Chave de Tudo é respeito” (5º lugar).

Receberam premiações ainda Elton Fontanin, com “Decreto Abolição” (Melhor Intérprete); Wellington Fernando e Soulkazza, com “Mama Bonita” (Melhor Letra); Emanuel Massaro, com Bomba Zen (Melhor Arranjo); e Grupo Black 90, com "Doses de Ódio" (Melhor Torcida).

O evento contou com a presença do prefeito Mario Botion, do secretário de Cultura Evandro Leite da Silva, dos vereadores Farid Zaine, Jorge de Freitas e Waguinho da Santa Luzia, e da presidente do Comicin Eliza Gabriel.

"Ver grandes eventos serem levados aos bairros, como têm ocorrido na nossa gestão, é algo muito positivo, porque faz com que a cultura esteja cada vez mais próxima do povo” disse Botion. A descentralização das atividades culturais faz parte do programa de governo do prefeito Mario Botion. “Estamos muito orgulhosos desta edição tão especial do FestiAFRO, que homenageia o grande Bomba, e os músicos participantes deram um show à parte", finaliza.

Idealizador do evento, o vereador Farid comentou que "o grande público que se formou no Jardim do Lago, para ter acesso às produções autorais participantes do FestiAFRO, foi um cenário à parte e, em vários momentos, até mesmo comovente, por conta da participação ativa da comunidade".