Drogadição é tema de capacitação para profissionais de Saúde
12/11/2019 | 17h23
Drogadição é tema de capacitação para profissionais de Saúde

“Acolhimento de pacientes, seus familiares e tratamento de pessoas em situação de drogadição” foi o tema de uma capacitação realizada nesta terça-feira (12), pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde. O evento ocorreu na Câmara Municipal e recebeu a presença de 60 participantes da Rede de Atenção Básica da prefeitura e de profissionais que atuam na área.

A terapeuta ocupacional do Caps AD, Ana Carolina Farto Agapito, fez uma explanação sobre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município, descrevendo a estrutura de atendimento, o perfil dos usuários e as esferas de complexidade primária, secundária e terciária. Em Limeira, ela esclareceu que a Raps é formada por quatro unidades de Caps, o Ambulatório de Saúde Mental, o Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), Nasf, 31 Unidades Básicas de Saúde, Saúde Sobre Rodas, Samu, entre outros.

Com experiência anterior em Santos, cidade pioneira na criação do Caps, Ana Carolina ressaltou que o maior desafio no atendimento ao usuário de drogas é a adesão da família. Ela ainda observou que esse atendimento deve ser “construído” de acordo com a história individual do paciente.

Na sequência, a médica e vereadora Mayra Costa proferiu uma palestra, intitulada: “Sensibilização sobre a doença da dependência química”. Autora da Resolução 644/2016, que instituiu a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção à Dependência de Álcool e outras Drogas no município, Mayra Costa alertou para o crescente aumento do número de dependentes químicos e dos preconceitos que cercam a questão. “Estudos mostram que nas próximas duas décadas, toda família terá seu dependente químico”, frisou, ao destacar a relevância da capacitação.

Serviço:

O Caps Ad fica na Rua Piauí, 754, na Vila Cláudia, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Todas as terças, às 8h30, e às sextas, às 15h, há grupo aberto para participação de familiares.