NOVEMBRO AZUL
UBSs abrem no sábado e coletam 226 exames de prevenção ao câncer de próstata
12/11/2018 | 15h39
UBSs abrem no sábado e coletam 226 exames de prevenção ao câncer de próstata

A Secretaria de Saúde de Limeira informa que 226 pessoas estiveram no último sábado (10) nas Unidades Básicas de Saúde Nova Limeira, Aeroporto, Abílio Pedro, Belinha Ometto 2 e Planalto para coleta do PSA - exame de sangue capaz de detectar o câncer de próstata em seu estágio inicial. O procedimento foi voltado a homens com mais de 50 anos ou a partir dos 40 anos, com histórico de câncer de próstata na família (irmãos, pai, avôs e tios).

A iniciava integra o Novembro Azul – campanha de prevenção da Prefeitura de Limeira. Para a diretora de Assistência à Saúde da pasta, Camila Rezende Moreno, ações como essas são importantes para facilitar o acesso da população à saúde. “Tivemos ótimo resultado no sábado e muitas pessoas puderam fazer o exame de prevenção. Quanto mais cedo o câncer de próstata for diagnosticado, melhor as chances de cura”, frisou.

O Novembro Azul segue até 30 de novembro. Até lá, as UBSs terão coleta do exame PSA às 7h, com exceção da UBS Tatu e da UBS Lopes, em que o procedimento será feito toda terça-feira, às 7h30, e da UBS Pinhal, onde a coleta estará disponível toda segunda-feira, às 7h30. Desde que tenha o pedido em mãos, o exame poderá ser realizado no Centro Municipal de Patologia Clínica, conhecido como Laboratório Municipal, na Rua João Machado Gomes Júnior, 54. A coleta ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.

Além de apresentar RG e Cartão do SUS, o paciente deve seguir algumas recomendações para a coleta, são elas: jejum de oito horas; não fazer exercícios ou andar de bicicleta, motocicleta, trator e cavalo dois dias antes da coleta; não manter relações sexuais três dias antes do exame; não ter realizado toque retal ou sondagem uretral nos últimos quatro dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias e biópsia de próstata, nos últimos 30 dias.

Bolsa Família

Ainda no sábado, as UBSs que realizaram a coleta de PSA também atenderam a população para acompanhamento do Bolsa Família. Houve medição do peso e altura de todos os beneficiados. A Secretaria de Saúde informa que o prazo para acompanhamento vai até 30 de novembro.