Notícias
NOTA
Secretaria de Saúde de Limeira esclarece sobre morte confirmada de sarampo
07/11/2019 | 10h42
Secretaria de Saúde de Limeira esclarece sobre morte confirmada de sarampo

A Secretaria de Saúde de Limeira confirmou nesta quinta-feira (7) a morte de uma criança de 1 ano e 10 meses com resultado positivo para sarampo. O óbito ocorreu em 26 de agosto, quando a criança foi internada em hospital do município com febre, tosse e chiado no peito. No mesmo dia, houve agravamento do quadro de saúde, ocasionando o óbito. Na ocasião, o Serviço de Verificação de Óbito da pasta fez a coleta de exames para várias doenças, incluindo o sarampo, e atestou a morte por broncopneumonia.

Em 30 de agosto, o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo – responsável pelas análises dos exames – emitiu um lado positivo para sarampo. Na época, a pasta solicitou uma nova análise, pois a criança já havia tomado as duas doses da Tríplice Viral, que protege contra o sarampo. Ontem (6) no final da tarde, o Adolfo Lutz emitiu um novo laudo, confirmando o resultado anterior.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, esclarece que trata-se de um caso atípico, de criança vacinada de acordo com as prerrogativas do Ministério da Saúde (MS), com rápida evolução para óbito.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, Boletins Epidemiológicos e Informes Técnicos do MS ressaltam que a vacina contra o sarampo, tomada na idade correta, apresenta 95% de eficácia. “Há um porcentual pequeno da população, da ordem de 5%, que não desenvolvem a imunidade após a vacinação. Por esse motivo, é importante mantar alto o índice de cobertura vacinal, como forma de impedir a circulação do vírus, e assim, proteger essas pessoas com baixa imunidade”, frisou.

Ferrari observou, ainda, que o município vem atuando sistematicamente para facilitar o acesso da população à vacina, com plantões de vacinação aos sábados, campanhas e mutirões - como o Dia D, realizado em 19 de outubro. Neste mês, entre os dias 18 e 30 de novembro, haverá a segunda fase da campanha contra o sarampo, com vacinação voltada a pessoas de 20 a 29 anos. “Para essa faixa etária, a recomendação é ter, pelo menos, duas doses da vacina”, destacou.

 

Notícias recomendadas para você