NAS ESCOLAS
Programa Mais Sorriso irá resgatar saúde bucal dos alunos da rede
09/03/2022 | 18h49
Programa Mais Sorriso irá resgatar saúde bucal dos alunos da rede

Cuidar da saúde bucal dos alunos da rede municipal de Limeira é o lema do programa Mais Sorriso, lançado hoje (9) pelo prefeito Mario Botion e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion. Os primeiros atendimentos ocorreram na Emeief Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, no Residencial Rubi. Acompanharam o lançamento, o secretário de Saúde, Vitor Santos, e o secretário de Educação, André Luiz De Francesco. O grupo foi recepcionado pela diretora da escola, Tatiana Vasconcelos de Abreu.

Para o programa, um trailer foi adaptado para funcionar como consultório odontológico, onde os estudantes serão avaliados por dentistas. Se houver necessidade, eles serão encaminhados para atendimento especializado.

Roberta Botion esclareceu que o Sorriso, que integra o programa Limeira Ativa e Saudável, é resultado de uma parceria entre a prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, e do Fundo Social. “Vamos percorrer todas as escolas da rede para fazer o diagnóstico da saúde bucal dos estudantes. Queremos resgatar o sorriso das crianças e deixá-las cada dia mais lindas”, destacou a presidente do Fundo Social.

A capacidade de atendimento do programa é de 60 a 100 crianças por dia. “Teremos um dentista de manhã e um dentista à tarde”, comentou Vitor Santos. Ele salientou o aspecto itinerante do trailer, assim que todos os 480 alunos da Raquel Franceschi forem examinados, o consultório odontológico seguirá para outra unidade do município. “Esse é o primeiro passo para resgatar o cuidado com a saúde nas escolas, uma proposta que funcionava no passado e que foi sendo abandonada com o tempo”, frisou.

Antes da consulta com o dentista, as crianças devem apresentar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis. A diretora da Emeief, Tatiana Vasconcelos de Abreu, avaliou a relevância do Sorriso para a qualidade da educação.

“Há crianças que chegam até a sala [de aula] com dor de dente e é claro que desse jeito ela não consegue absorver nenhum tipo de aprendizado”, relatou. A diretora observou, ainda, que boa parte das famílias enfrenta dificuldade para levar as crianças ao dentista, por conta do horário de trabalho.  “Esse projeto aqui na escola, para fazer a triagem e já garantir o encaminhamento dos alunos, é extremamente importante”, opinou.

Cursando o quarto ano da escola, Ana Júlia Salvador, de 9 anos, foi a primeira aluna a ser atendida. Ela revelou o segredo do sorriso perfeito, que rendeu uma avaliação positiva do dentista. “Eu escovo todos os dias os meus dentes, primeiro dos lados, depois os de cima e os do meio” , disse ao término da consulta. Amiga do quinto ano, Bianca Machado Dias, de 10 anos, também foi aprovada. “Eu não tinha nenhum problema”, afirmou. “Escovo [os meus dentes] três vezes por dia, às vezes passo fio dental e enxaguante (sic) bucal”, completou.