Programa de Qualidade de Vida voltado para servidores colhe resultados
07/11/2019 | 10h04
Programa de Qualidade de Vida voltado para servidores colhe resultados

Trabalhar hábitos de vida que envolvam a prática regular de atividade física, alimentação saudável e saúde física e emocional dos servidores. Estes são os propósitos do Programa de Qualidade de Vida criado em 2017. A iniciativa é do Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração, em parceria com a FCA/Unicamp e tem a coordenação da professora mestre e servidora Paula Secomandi Donadelli.

O programa chega ao seu terceiro ano de implementação e oferece aos servidores ginástica laboral, palestras educativas e orientação sobre ergonomia (disciplina científica que tem o intuito de otimizar o bem-estar humano e o seu desempenho geral). Também há bate-papo sobre educação nutricional, atendimento individualizado para servidores com fatores de risco associados (diabetes, obesidade e hipertensão arterial), aulas de ioga, treinamento funcional, aulas de corrida e caminhada e um grupo de Educação Nutricional e Emagrecimento. "Com o programa buscamos passar aos servidores hábitos mais saudáveis, trazendo benefícios tanto para sua vida pessoal como profissional. Atualmente as ações são localizadas em sua maioria no Paço Municipal, mas também atuamos em outros locais, e as atividades fora do horário de trabalho são abertas a todos os servidores” citou Michel Azevedo Araujo, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas.

Segundo Paula, estas ações também motivam o servidor. “As atividades desenvolvidas contribuem de maneira significativa na promoção da qualidade de vida e bem-estar e denotam o reconhecimento e o cuidado que temos com nossos profissionais”, destacou.

Foi com o início da ginástica laboral em seu setor que o analista de sistemas, da Secretaria de Gestão Estratégica, Leandro Ferreira, começou a participar do programa no início deste ano. “Eu me senti levado a participar e pude perceber os benefícios de imediato, alívio das dores crônicas, ganho de flexibilidade e melhora na postura” disse. Quando passou a participar das atividades desenvolvidas pelo programa, o analista possuía  indicadores clínicos desfavoráveis, como colesterol alto, hipertensão, distúrbios do sono e o início de um quadro ansioso. Atualmente, com 15 quilos a menos, Ferreira comemora os resultados obtidos. “Os indicativos médicos estão substancialmente melhores, mas é possível perceber outros benefícios como mais disposição e energia para o dia a dia.”

Parte das atividades propostas pelo Programa de Qualidade de Vida são realizados no próprio ambiente de trabalho e nas dependências do Paço Municipal o que facilita a participação dos servidores. Essa facilidade de acesso foi o que levou Marizeti Cristiane de Almeida Provinciato, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a participar desde o início em 2017. “Estar em sincronia com o meu horário de trabalho e principalmente não ter nenhum custo são alguns dos motivos que me levaram a estar no programa. Recebemos acompanhamento completo e todas estas atividades podem ser revertidas em novos hábitos e ações que melhoram a nossa qualidade de vida”.

Joelma Gonçalves Piovani levou parte de tudo o que aprendeu com a iniciativa para a família e também para os amigos. “O acompanhamento nutricional transforma a alimentação saudável em algo que cabe na sua rotina e no seu bolso e isso transforma a sua relação com a comida e você quer levar isso adiante” falou.

Paula considera que a possibilidade de transformar a alimentação dos participantes e mostrá-los a interação entre hábitos de vida mais saudáveis e melhor qualidade de vida são os pontos mais importantes do programa. “O intestino é o nosso segundo cérebro, órgão com a maior concentração de neurônios depois do encéfalo e muitos problemas de saúde podem ser tratados e até mesmo curados com mudanças na alimentação.”

Marilene do Couto Scherre foi umas das servidoras que, por meio da participação no programa, conseguiu tratar alguns problemas de saúde e deixou a medicação de lado. “Eu perdi 14 quilos e com autorização médica pude deixar os medicamentos. Quando você passa a ter consciência alimentar em relação ao que você consome você tem nas mãos a chance de escolhas melhores que refletem positivamente na sua saúde. Com alimentação saudável estamos investindo em saúde” comentou.

Para mais informações sobre as atividades, horários e inscrições entre em contato pelo telefone 3404-9656 ou pelo e-mail servidorativo@limeira.sp.gov.br.