Notícias
ACORDO COM A PREFEITURA
Rumo fará reforma e adequações de prédio da Estação Ferroviária
06/11/2019 | 18h11
Rumo fará reforma e adequações de prédio da Estação Ferroviária

A Prefeitura de Limeira e a empresa Rumo Logística Operadora Multimodal S/A - que administra a malha ferroviária que passa por Limeira -  formalizaram no final da manhã desta quarta-feira (6), acordo para reforma e adequação do prédio da Estação Ferroviária de Limeira. 

O prefeito Mario Botion entregou o projeto executivo das obras da estação elaborado pela Secretaria de Urbanismo ao responsável pela área de relações governamentais da Rumo, Marcelo Rodrigues. A empresa executará o serviço como contrapartida de alterações que estão em andamento na estrutura de cobertura da plataforma da estação. 

Segundo o secretário de Urbanismo, Matias Razzo, e o diretor de Projetos da Secretaria, Marcelo Moreira Ribeiro, o projeto contempla as questões arquitetônicas, estruturais, elétricas, hidráulicas e adaptações técnicas relativas ao Corpo de Bombeiros, além do entorno, como a praça que fica na frente da estação. 

A proposta arquitetônica feita pela Prefeitura foi submetida e aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali). O prédio está em processo de tombamento de patrimônio histórico. "A estação era um ponto importante, a cidade girava em torno dela", diz Paulo Levy, presidente do Condephali.

Levy ainda fez elogios à conduta do atual governo. "Estou em Limeira há 30 anos e o Mario Botion é o prefeito que mais demonstrou interesse pelo nosso patrimônio histórico", declarou. 

Rodrigues, da Rumo, definiu como "gratificante" o entendimento com a prefeitura. O prefeito Mario Botion celebrou o acordo. "Ao valorizar e preservar o nosso patrimônio histórico contribuímos com a preservação da nossa memória e isso é fundamental para diferenciar Limeira no contexto regional". 

De posse do projeto, a Rumo agora fará avaliação do material para em seguida contratar uma empresa que será responsável pela reforma e adequação do prédio. 

Participaram ainda da reunião no gabinete do prefeito, os secretários Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete) e Antônio Peres (Comunicação Social), o vereador e ex-secretário de Cultura, Farid Zaine, o presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá, e as arquitetas Alessandra Argenton Sciota, arquiteta da Secretaria de Urbanismo, responsável pela elaboração do projeto e Juliana Binotti Pereira (Condephali).

Notícias recomendadas para você