Agenda Limeira discute desafios e o rumo da economia na região
31/10/2019 | 14h41
Agenda Limeira discute desafios e o rumo da economia na região

Limeira foi sede, pelo segundo ano consecutivo, do “Agenda”, projeto que debate diversos assuntos relevantes à população nas cidades da região. O prefeito Mario Botion participou da abertura do evento, que ocorreu na manhã de hoje (31), no auditório do Senac Limeira. Também estiveram presentes o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado, e o diretor de operações da EPTV, André Coutinho Nogueira, além da jornalista Christiane Pelajo, que palestrou sobre os desafios e os rumos da economia.

A realização do “Agenda Limeira” é da Oceano Azul, com produção do portal ACidade ON, apoio institucional da EPTV, apoio de mídia do G1 e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Desenvolve SP, além do Senac, sede do evento neste ano. Criado há seis anos, o “Agenda” já passou por cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Barretos, Rio Claro e Franca. No ano passado, quando o projeto foi realizado em Limeira pela primeira vez, o assunto também foi economia.

O prefeito Mario Botion destacou, durante a abertura, a importância do desenvolvimento econômico como meio de levar prosperidade à população. “Desde o início da gestão temos feito um trabalho intenso nesta área, por meio do Programa Permanente de Desenvolvimento, buscando alternativas para que nosso parque industrial e de serviços cresça e traga emprego e renda para o município”, falou. Neste sentido, ele citou o projeto que reduz o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) com objetivo de incentivar os empreendimentos voltados a Tecnologia de Informação (T.I.), aprovado pela Câmara na última terça-feira (29).

O chefe do Executivo enumerou, ainda, outros projetos criados pela atual administração, como o Mês da Empregabilidade e o Mês Global do Empreendedorismo, que chega à terceira edição a partir de amanhã (1º), com mais de 50 ações voltadas ao empreendedorismo. “O viés do emprego está mudando. Antigamente, as pessoas saíam para procurar emprego. Hoje, o desafio é criar o próprio emprego. Daí a importância de motivar o espírito empreendedor, principalmente nos jovens”, comentou.

O secretário estadual de Logística e Transportes destacou, em sua fala, a importância do desenvolvimento econômico no interior paulista. “É uma região muito importante, que tem uma conexão rodoviária da maior importância para o Estado. Portanto, essa iniciativa faz parte de um conjunto de investimentos que o Governo Estadual tem feito na infraestrutura, para melhorar a qualidade do escoamento da produção e fazer com que uma nova matriz logística seja a base para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda”, afirmou Machado.

O diretor da EPTV, por sua vez, relembrou um pouco da história do “Agenda”, desde a primeira edição, há seis anos. “Começamos esse projeto com o propósito de trazer à tona uma discussão relevante para o dia a dia da sociedade e o evento evoluiu muito ao longo dos anos”, disse Nogueira. Ele ainda falou do papel da imprensa como “agente transformador e que ajude a promover debates importantes como esse”.

A importância do município, o que motivou a escolha pela realização do 2º “Agenda Limeira”, também foi enfatizada por Nogueira. “Limeira está entre as 30 maiores cidades do Estado e entre as 70 mais relevantes, economicamente, do Brasil, com uma população de mais de 300 mil habitantes. É uma alegria discutir esse tema aqui na cidade, que tem uma economia diversificada e uma indústria dos mais variados setores, além de um setor de comércio e de serviços pujante.”

ECONOMIA

Jornalista e âncora da GloboNews, Christiane Pelajo palestrou sobre o tema “Como debater os desafios da economia e como aproveitar as oportunidades”. A jornalista transcorreu sobre mercado de trabalho, novas profissões e os avanços tecnológicos, reformas previdenciária e tributária, entre outros assuntos. Pelajo falou, ainda, do desenvolvimento econômico e do mercado de Limeira, principalmente na produção de bijuterias e folheados, além da diversificação empresarial. “O interior de São Paulo tem muito a oferecer”, avaliou.

Também estiveram presentes no “Agenda Limeira” o vice-prefeito de Limeira, Júlio César dos Santos, os vereadores Jorge de Freiras e Mir do Lanche, o deputado estadual Rafael Zimbaldi, o gerente de negócios da Desenvolve SP, Rafael Bergamaschi, o diretor do Departamento de Estrada e Rodagem (DR13) de Rio Claro, Rafael Dezan, e a gerente do Senac Limeira, Suely Miwa, além de secretários municipais e outras autoridades.