MÊS GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO
Sardenberg vê recuperação no país e pede mais reformas
28/11/2019 | 17h59
Sardenberg vê recuperação no país e pede mais reformas

Palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg realizada na noite de quarta-feira (27) no Nosso Clube marcou a última semana da 3ª edição do Mês Global do Empreendedorismo – iniciativa realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, desde 2017. Aproximadamente, 500 pessoas acompanharam a palestra. O ingresso foi a doação de um brinquedo novo para a campanha “Natal com Sorriso”, do Fundo Social de Limeira. O evento contou com vários parceiros.

Premiado jornalista e com 50 anos de carreira, Sardenberg atua hoje como comentarista de economia do sistema Globo (Globo, GloboNews). Ele assina ainda coluna no jornal O Globo, além de ser âncora e também comentarista de economia da rádio CBN.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, o secretário Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), o diretor institucional da EPTV, Paulo Brasileiro, o presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta, e o presidente da Câmara, Sidnei Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá. Secretários e diretores municipais acompanharam o evento.

“Eventos como esse demonstram que a cidade está preparada para o futuro”, afirmou Lemão da Jeová Rafá. “Em nome da EPTV, é um prazer estar aqui. Apoiamos e estamos presentes em atividades que visam o desenvolvimento do município e da região”, destacou Paulo Brasileiro.

O prefeito Mario Botion lembrou que o evento de empreendedorismo faz parte do Programa Permanente de Desenvolvimento (PPD). Ele destacou realizações do PPD, criado na sua gestão, como processos internos que facilitaram compras de pequenos fornecedores e que lhe renderam o prêmio de “Prefeito Empreendedor”, do Sebrae.

Botion ainda traçou um panorama do setor de desenvolvimento na sua gestão. “Estamos estimulando a geração de emprego. O futuro com a melhora da economia é gerar emprego, renda e prosperidade para os cidadãos”, disse. Citou ainda o perfil empreendedor do município.

PALESTRA

A palestra de Sardenberg enfocou o tema economia, analisando o cenário atual, perspectivas e política. Sardenberg falou por uma hora e meia. Apoiado em vários indicadores, afirmou que o país está melhorando no setor econômico.

Sardenberg relatou os imensos desafios para que o país volte a crescer de forma mais incisiva. Citou o avanço com a reforma da Previdência, mas alertou que o Brasil terá que enfrentar outras reformas fundamentais no Estado, como a Administrativa e a Tributária, e também avançar de forma significativa em processos de desburocratização, como a recente proposta de liberdade econômica.

O jornalista frisou ainda que o país somente avançará com agendas positivas e que respeitem protocolos internacionais, como a questão climática, e com uma diplomacia equilibrada. Para tanto, citou a guerra comercial entre Estados Unidos e China. “A China hoje é o nosso principal parceiro econômico”, disse. Lembrando que o direcionamento da política externa não pode apenas ser voltado para os Estados Unidos. Nesse aspecto, Sardenberg voltou a falar de desafios futuros. “No ano que vem o Brasil fará o leilão da tecnologia 5G. Se a vencedora for a americana, brigará com os chineses, e vice-versa”, exemplificou, lembrando a necessidade do diálogo.

O jornalista elogiou eventos como o realizado em Limeira. Ele destacou a importância de municípios promoverem ações voltados para o empreendedorismo, como vem ocorrendo na atual administração.