OUTUBRO ROSA
Mamografia inclusiva na Policlínica segue até amanhã (23)
22/10/2019 | 17h22
Mamografia inclusiva na Policlínica segue até amanhã (23)

A inclusão é a marca de uma ação da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, iniciada nesta terça-feira (22), na Policlínica. Mulheres surdas, de 50 a 69 anos, podem fazer o exame de mamografia com apoio de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa também contempla mulheres cegas, que recebem apoio de profissional especializado.

O exame é uma das ações previstas no Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. A legislação que assegura às mulheres com deficiência, condições e equipamentos adequados para prevenção e tratamento dos cânceres do colo uterino e de mama foi proposta pela vereadora Erika Tank. A vereadora também é autora do projeto de lei que instituiu no Calendário Oficial de Datas e Eventos o “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência”. Ambos os projetos foram aprovados pela Câmara Municipal e sancionados pelo prefeito Mario Botion.

Maria Aparecida dos Santos de Lima, de 48 anos, esteve na Policlínica para fazer o exame. No local, ela foi recebida pelas intérpretes de Libras, Mariana Reato de Oliveira e Ariely Luiza Ignácio. Apesar de ser dois anos mais nova que a idade mínima prevista para a mamografia, 50 anos, Maria Aparecida apresentava histórico familiar que justificava a indicação do procedimento. Às intérpretes, ela contou que nunca havia se submetido a exame clínico de palpação das mamas nem de mamografia.

Nesta terça-feira, foram atendidas três mulheres, e segundo a diretora de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde, Andresa Barros, a expectativa é que a procura pelo serviço aumente amanhã.

Serviço:

A mamografia inclusiva vai até amanhã (23), das 8h às 12h, na Policlínica (Av. Ana Carolina de Barros, Levy, 220). Para tanto, basta apresentar o Cartão SUS e um documento com foto. Não é necessário encaminhamento ou agendamento. Para atendimento a mulheres cadeirantes, a mamografia será realizada em locais onde o aparelho pode ser adaptado às necessidades individuais. Nesse caso, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima ou ligar para o telefone 0800 779 0000. A ligação é gratuita e também é preciso informar o número do Cartão SUS.