Prefeito e alunos de escola municipal realizam plantio em área verde
27/09/2019 | 17h35
Prefeito e alunos de escola municipal realizam plantio em área verde

Os alunos da Emeief Pastor Ismael Pereira Lago, no Jardim Caieira, tiveram um importante papel na manhã de hoje (27). Eles foram responsáveis pelo plantio de 150 árvores em uma área verde próxima à escola. Outras 150 serão plantadas na próxima semana. O prefeito Mario Botion esteve com os alunos, ao lado do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo. A pasta é responsável pela ação, em parceria com as secretarias de Educação e de Obras e Serviços Públicos.

“Essa é mais uma ação dentro do programa Planta Limeira, que tem o intuito de plantar mais 20 mil árvores até o início do ano que vem”, falou Botion. Em um bate-papo com as crianças, o prefeito lembrou que desde 2017, cerca de 17 mil árvores foram plantadas em Limeira e como isso será positivo para o futuro dos alunos. “As árvores têm um importante papel no meio ambiente e é nosso dever cuidar desse espaço para que um dia vocês aproveitem os benefícios dessas árvores”, observou o chefe do Executivo

O secretário Paulo Trigo explicou para as crianças os procedimentos técnicos para a realização do plantio e os cuidados que devem ser tomados posteriormente. Ele também auxiliou o plantio feito pelas crianças, com explicações práticas a respeito do cultivo, que ficará sob responsabilidade da escola, com apoio das equipes da prefeitura. O diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Augusto Schiavetto, também participou da ação e auxiliou os trabalhos.

A ação de hoje faz parte da recomposição de vegetação nativa com o plantio de cerca de 1.500 árvores em toda uma Área de Preservação Permanente (APP), entre os bairros Nossa Senhora das Dores, Caeira e Belinha Ometto, que recentemente foi limpa pela prefeitura. Segundo o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, o intuito do trabalho é evitar o processo de erosão na APP e garantir a recuperação do córrego Caieira. Além disso, serão proporcionados os benefícios ambientais da arborização urbana para a região.

SOS NASCENTES

A coordenadora da Emeief, a professora Maísa Ottani, explicou que os alunos trabalham em relação a essa área desde o ano passado, dentro do projeto SOS Nascentes. A iniciativa partiu de alunos da Escola Estadual Prof. Arlindo Silvestre, que foram à escola municipal e palestraram para as crianças sobre nascentes, onde eles foram pessoalmente e realizaram a limpeza dos espaços. “A partir disso, fizemos um trabalho interdisciplinar com as crianças, envolvendo reaproveitamento, e até um bazar, dentro dessa iniciativa”, comentou Maísa. O projeto também envolveu as famílias dos alunos.

Para a diretora da unidade, Sandra Mara Costa, essas iniciativas são fundamentais para mostrar aos alunos a importância do cuidado com o meio ambiente. “Diante do triste quadro que vivemos, do desmatamento, tentamos passar para eles como é necessário que eles façam a parte deles. Estamos plantando hoje, mas só vamos desfrutar disso daqui a uns anos, se cuidarmos bem”, comentou. “Prezamos muito, também, o envolvimento com a família. Tudo o que trabalhamos dentro da escola, principalmente em relação ao meio ambiente, também levamos para as famílias.”