Prefeitura promove capacitação para poda
20/07/2021 | 17h35
 Prefeitura promove capacitação para poda

A Prefeitura de Limeira realizou nesta semana o curso “Adequação de Poda na Arborização Urbana”. A atividade foi voltada a servidores municipais e funcionários das empresas terceirizadas Forty e Elektro e foi ministrada pelo diretor do Departamento de Política Ambiental, Rogério Mesquita. Concluíram o treinamento 45 pessoas, divididas nos dias 19 e 20.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressaltou que é importante que essa capacitação seja permanente. “Quando a poda é realizada da maneira correta, ela garante a saúde da planta”, disse. Simone ainda frisou que as árvores trazem diversos benefícios para a população, como redução de temperatura e melhoria da qualidade do ar.

O curso contou com teoria e prática. Foram utilizadas como modelo árvores da Vila Santa Lúcia. Mesquita apresentou informações sobre a importância da arborização urbana, bem como os procedimentos adequados para a poda, garantindo a segurança do trabalhador por meio de uso de equipamentos de proteção individual. “As podas que nós realizamos são a de levantamento da copa e de limpeza. A poda palito ou poda de rebaixamento são proibidos pela legislação municipal, e nós demos também as explicações técnicas do motivo dessa proibição”, disse.

Após a explanação teórica, houve a prática, em que foi observado e explicado o estado fitossanitário das árvores. “A maioria dos pedidos da população são de poda de galhos que estão entrando nas residências, obstruindo a iluminação pública, encostando em fiação elétrica ou baixas o suficiente para prejudicar o trânsito. Nesse curso, pudemos orientar os prestadores de serviço a se atentarem a essas questões no momento de realizar a poda”, destacou.

Em razão da pandemia, a capacitação foi oferecida ao ar livre, com distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.