SUSTENTABILIDADE
Oficina de bioconstrução reúne estudantes de cursos de engenharias
26/09/2019 | 18h12
Oficina de bioconstrução reúne estudantes de cursos de engenharias

A Prefeitura de Limeira ofereceu, na última semana, a “Oficina de Bioconstrução”, ministrada voluntariamente pelo arquiteto Maurício Venâncio. A iniciativa teve o apoio da Comissão Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. A oficina ocorreu no Horto Municipal e reuniu dez participantes, todos estudantes universitários de engenharias, em diversas especialidades.  O objetivo foi possibilitar aos alunos conhecer técnicas de construção sustentáveis, que geram menos poluição e resíduos, além de terem como característica promover menor consumo de recursos naturais.

Os presentes puderam praticar a construção de uma pequena parede de pau a pique, além de aprender de maneira teórica outras duas técnicas: super adobe e taipa de pilão. Eles conheceram também a “Casa Sustentável”, que fica no Horto e foi projetada por Venâncio, utilizando as técnicas estudadas.

Para o diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Augusto Schiavetto, será um diferencial para a carreira dos futuros profissionais estarem atentos às problemáticas ambientais. “Toda a sociedade tem a ganhar com uma juventude engajada e preocupada com o consciente uso dos recursos naturais do nosso planeta”, frisou.