OUTUBRO ROSA
Lançada campanha de prevenção ao câncer de mama
26/09/2019 | 18h02
Lançada campanha de prevenção ao câncer de mama

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, participaram nesta quinta-feira (26) do lançamento da campanha Outubro Rosa 2019. A iniciativa prevê ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama – doença que só no ano passado atingiu 59.700 mulheres em todo país. São parceiros da campanha, a Prefeitura de Limeira, a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) e o hospital Santa Casa.

Participaram da cerimônia de lançamento, que ocorreu no Hotel Carlton Plaza, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, o secretário de Saúde, Vitor Santos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), as vereadoras Erika Tank e Mayra Costa, a presidente da Alicc, Rita de Cássia Ruschel, a diretora operacional da Santa Casa, Terezinha Guarnieri, entre outras autoridades.

Botion destacou que durante a campanha, serão disponibilizados 4.710 exames de mamografia, sendo 3.831 pela prefeitura e 879 pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Os exames são voltados a mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos, que a partir de 1º de outubro poderão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento. “Estamos preparados para receber as mulheres e fazer esses exames”, frisou. O prefeito também ressaltou que a atual gestão vem garantindo atenção especial à área de saúde, com reforma de unidades, ampliação da rede de atendimento e oferta de exames médicos.

No evento, o chefe do Executivo anunciou que o município fará em breve a aquisição de um mamógrafo digital, com recursos da ordem de R$ 900 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi. “Com esse novo equipamento, vamos aperfeiçoar ainda mais a prevenção ao câncer de mama”, enfatizou.

Roberta Botion, por sua vez, observou que o Fundo Social desempenha um importante papel no suporte a entidades como a Alicc. E ainda, falou sobre a relevância das ações de prevenção ao câncer de mama. “Vamos apoiar e divulgar essa campanha, porque o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, afirmou.

A presidente da Alicc leu uma mensagem de força e esperança às mulheres que enfrentam ou já superaram a luta contra o câncer de mama. “Estamos juntos em mais um Outubro Rosa”, disse Rita de Cássia. Fundada em 1996, a Alicc atua na prevenção do câncer e na assistência às pessoas diagnosticadas com a doença, e foi responsável, em 2013, pela primeira edição da campanha em Limeira. No dia 20 de outubro, a entidade promoverá a 2ª Corrida e Caminhada para marcar o Outubro Rosa.

Destacando a rede de serviços especializados, a diretora operacional da Santa Casa enfatizou que o hospital seguirá no trabalho de prevenção e de formação de profissionais, para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Santa Casa abriga o Centro de Oncologia de Limeira, que oferece tratamento a pacientes com câncer. Segundo o coordenador médico do serviço de radioterapia do hospital, Leonardo de Paula Lage, no ano passado o COL atendeu 228 novos casos de câncer de mama, sendo que 30% já estavam em estágio avançado. No evento, o médico apresentou o perfil da doença no mundo e alertou para os fatores de risco, como obesidade, tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, exposição ao estrógeno, stress, ansiedade, entre outros.