DENGUE
Prefeitura retira 8 caminhões de inservíveis de casa na Vila Queiroz
19/03/2021 | 15h53
Prefeitura retira 8 caminhões de inservíveis de casa na Vila Queiroz

A Prefeitura de Limeira concluiu na manhã desta sexta-feira (19) uma ação de limpeza compulsória em uma residência na Vila Queiroz que abrigava grande quantidade de lixo orgânico e inservíveis. Foram necessárias oito viagens de caminhão para transportar todo o volume de materiais retirados do imóvel.

Os trabalhos começaram na terça-feira (16) e contaram com a participação da Divisão de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Guarda Civil Municipal. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps 2) também foi acionado para atender o morador e encaminhá-lo para atendimento de saúde.

A chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, relatou que as amostras de larvas coletadas durante a ação foram compatíveis com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo ela, também foram encontrados ratos e baratas.

Agora, a Divisão de Zoonoses encaminhará um relatório completo da situação do imóvel à Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), que irá arbitrar o valor da multa a ser aplicada. A Visa informou que o proprietário já havia sido autuado em 2018, também pela presença de criadouros e pelo risco à saúde pública.

Denúncias de acumuladores ou de situações que coloquem em risco a saúde pública devem ser encaminhadas à plataforma 156.