INCLUSÃO
João Fischer realiza atividades em comemoração ao Setembro Azul
30/08/2019 | 15h14
João Fischer realiza atividades em comemoração ao Setembro Azul

O Centro Educacional João Fischer Sobrinho Área Auditiva, do Ceprosom, comemora no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo. O evento acontece na Praça Toledo Barros, das 13h às 16h e integra a campanha “Setembro Azul”. O intuito da ação é apresentar à população limeirense as dificuldades dos surdos e despertar o interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir melhor comunicação, inclusão e acessibilidade à comunidade surda.

Na ocasião, os assistentes sociais do João Fischer estarão orientando os presentes sobre como lidar com a surdez, como prevenir e quais os caminhos e tratamentos para melhorar a qualidade de vida dos deficientes auditivos. Os alunos do Senac-Limeira apresentarão o curso de Libras e a Secretaria de Saúde vai realizar exames rápidos de sífilis.

Além desta, outras atividades de conscientização também serão realizadas durante o mês de setembro, junto à equipe do Centro Educacional João Fischer. No dia 23 (segunda-feira), a partir das 19h, o professor Alexssandro Silva da Fonseca, que é deficiente auditivo, usará a Tribuna Livre na sessão da Câmara Municipal para abordar o tema “Vivências e Superações no Cotidiano do Surdo”. O objetivo é promover um movimento político de acessibilidade do surdo nos espaços públicos.

Já no dia 25 (quarta-feira), haverá uma roda de conversa com familiares de pessoas em situação de surdez para uma troca de experiências. A ação ocorre às 16h, no Centro Educacional João Fischer Sobrinho e é aberta para todos os públicos.

Atualmente, o João Fischer - Área Auditiva, atende 38 pessoas de diferentes faixas etárias. O Centro oferece atendimento socioeducacional bilíngue para pessoas com deficiência auditiva/surdez, surdocegueira e suas famílias, estimulando a sociabilidade e a interação familiar e comunitária, além de promover a autonomia e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Setembro Azul

A Campanha Setembro Azul marca as lutas e conquistas dos surdos pelos direitos linguísticos e culturais, ao longo da história. O Dia Nacional do Surdo, é comemorado pela Comunidade Surda Brasileira no dia 26 de setembro e relembra o ano de 1857, quando a primeira escola para surdos no Brasil - Instituto Nacional de Surdos Mudos - foi fundada, no Rio de Janeiro.

A cor azul-turquesa é usada durante todo o mês como símbolo da comunidade surda, que representa o conceito "Ser Surdo", com o objetivo de dar visibilidade e sensibilizar toda a sociedade, mostrando as superações e as necessidades de avanços para a inclusão.