TOLEDO BARROS
Evento do Comitê Técnico da Saúde da População Negra terá testes rápidos de hepatite
25/07/2019 | 17h39

O Comitê Técnico da Saúde da População Negra, com apoio do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), promove neste sábado (27) um evento para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho) e o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (comemorado em 25 de julho).

Haverá apresentações culturais, oficinas afro-brasileiras e roda de conversa sobre feminicídio, com participação da psicóloga do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, Juliane Martins de Oliveira, e a fisioterapeuta Letícia Batista de Lima.
A iniciativa terá participação da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde. Para tanto, o Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) colocará à disposição dos munícipes testagem rápida de hepatite. A ação ocorrerá na Praça Toledo Barros, no centro, das 9h às 14h.

Sobre a hepatite

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas pelos vírus A, B, C, D (Delta) e E. Em alguns casos, a doença evolui silenciosamente, sem apresentar sintomas, e pode causar danos graves ao fígado, como cirrose hepática e câncer de fígado. O contágio se dá por meio de contato sanguíneo, relações sexuais desprotegidas e acidentes com materiais perfurocortantes.

Para prevenção, é necessário usar preservativo nas relações sexuais, evitar contato com sangue, usar material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, odontológicos, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing. Outra recomendação é nunca compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes ou qualquer objeto perfurocortante.

O serviço de referência para hepatite em Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho é o Semil, que fica na Rua Sergipe, 906. O telefone é (19) 3442-4796.