Atendimento à população continuará após encerramento de convênio da URC
30/09/2021 | 18h30
Atendimento à população continuará após encerramento de convênio da URC

O convênio da Prefeitura de Limeira com os hospitais públicos e particulares para a criação e manutenção da Unidade de Referência Coronavírus (URC) se encerra hoje (30). A partir desta sexta-feira (1), o local deixa de ser a referência para internação de pacientes de covid. Contudo, o atendimento aos pacientes será mantido, dentro da demanda do município.

O Hospital Humanitária manterá 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento à necessidade. A medida vai ao encontro da desaceleração de casos de coronavírus e o controle da pandemia no município. Segundo o secretário de Saúde, Vitor Santos, a vacinação foi o principal fator para isso. “Hoje, temos o menor número de confirmações de casos em Limeira e o menor número de internações na URC”, afirma.

O prefeito Mario Botion relembra o início da URC, que começou com 12 leitos e chegou a ter mais de 100, entre UTI, enfermaria, suporte ventilatório e de observação. “No início da pandemia tomamos a iniciativa de reunir os hospitais públicos e privados do município com o intuito de atender toda a população, indiscriminadamente, conforme necessário. E cumprimos isso”, destaca.

Ainda segundo Botion, a união da rede pública e particular, junto da prefeitura, também objetivou o investimento de recursos de forma adequada. “Foi essa união de forças que permitiu que não precisássemos transferir pacientes para fora, e ainda, acolher aqueles de outras cidades. Agora, fica como um legado para a cidade todo o investimento feito nesse espaço”, cita.

Conforme Vitor Santos, a partir de agora, o atendimento seguirá um protocolo específico: pacientes com suspeita de covid devem procurar as unidades de Pronto Atendimento do município, ou ainda, as unidades de Pronto-Socorro dos planos médicos, para pacientes conveniados. Se houver a confirmação para coronavírus e necessidade de internação em UTI, os pacientes serão direcionados à Humanitária.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também poderão realizar atendimento ambulatorial para quem tiver sintomas leves de Covid-19. No caso de pacientes conveniados, a orientação é procurar os consultórios médicos. “A tendência é que essa doença se incorpore às demais enfermidades existentes e cada setor atenderá os munícipes conforme a demanda”, explica Santos.

AGRADECIMENTO

Na tarde de hoje, o prefeito Mario Botion reuniu os funcionários da URC para um momento de agradecimento. Foram mais de 2,7 mil internações somente na URC desde abril de 2020. “Em nome da cidade de Limeira, o meu mais profundo agradecimento a todos vocês, que representam os mais de mil funcionários que já passaram pela URC”, afirmou o prefeito.

Participaram na ocasião o secretário de Saúde, Vitor Santos, a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olívio Dionizio, o coordenador da URC, André Dahmen Rodrigues, a gerente administrativa da Humanitária, Irene Suselei Von Zuben, e o vereador Everton Ferreira.