MEIO AMBIENTE
Limeira passa a contar com equipamento de última geração para avaliação da qualidade do ar
16/07/2019 | 18h55

Foi inaugurada hoje (16) uma nova estação automática para avaliação da qualidade do ar em Limeira. O equipamento fica no Parque Cidade e envia informações para a sede da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), na capital paulista. O evento contou com a presença do prefeito Mario Botion, do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e da diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, além dos vereadores Dra. Mayra Costa, Estevão Nogueira e Wagner Barbosa e de secretários municipais.

Botion parabenizou o trabalho da Cetesb no município e agradeceu a parceria do governo estadual. “Temos primado em buscar prosperidade para os nossos cidadãos, e esse objetivo só pode ser alcançado por meio do desenvolvimento econômico e social”, disse. Penido destacou que a gestão do governador João Dória trabalha com o desenvolvimento sustentável. “A estação que inauguramos agora é de última geração e garante que estamos colhendo informações seguras sobre a qualidade do ar em Limeira”, destacou.

De acordo com a Cetesb, o equipamento vai substituir a estação móvel existente no local desde janeiro de 2016 e além dos poluentes já monitorados: partículas inaláveis (MP10), óxidos de nitrogênio (NOx) e ozônio (O3), vai monitorar também as partículas inaláveis finas (MP2,5). A companhia ambiental também informou que a estação vai fornecer dados dos parâmetros meteorológicos como direção e velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e radiação solar. O investimento é de R$ 700 mil.