Notícias
INCLUSÃO
Terceiro dia do Emec reflete educação especial no município
12/07/2019 | 15h22
Terceiro dia do Emec reflete educação especial no município

O terceiro dia do Encontro Municipal de Educação Continuada (Emec) aconteceu hoje(12), no Teatro Nair Bello, com palestras para diretores, vice-diretores, coordenadores, professores especialistas de Arte, Educação Física e Atendimento Educacional Especializado. O prefeito Mario Botion abriu o evento, que neste ano foi ampliado para três dias de formação, com o envolvimento de mais de 1.800 educadores. Nos dois primeiros dias, o Emec também ocorreu no Teatro Vitória e na Faculdade Anhanguera.

Também participaram da abertura o secretário de Educação, André De Francesco, a diretora pedagógica Adriana Dibbern Capicotto, a coordenadora da articulação do atendimento educacional especializado da Secretaria de Educação, Márcia Aparecida Shuveter, e a vereadora Erika Tank. O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SP), prof. dr. Luiz Miguel Martins Garcia, também marcou presença.

O foco do terceiro dia do Emec foi a inclusão e a educação especial no município, fator ressaltado por Botion. Ele citou que são 68 salas de recursos, voltadas especificamente para o atendimento especial, e que são atendidos 654 alunos com deficiência, com ou sem laudo médico. “A preocupação com a educação especial está em nosso plano de governo, bem como a capacitação e a qualificação dos nossos servidores. Isso tem sido feito ao longo desses dois anos e meio”, falou. O chefe do Executivo também enalteceu o trabalho dos educadores da rede.

O secretário de Educação, por sua vez, destacou que a rede em Limeira já realiza um trabalho importante voltado à educação especial no município. Segundo Francesco, desde o início da gestão, é realizado um trabalho permanente para aprimorar esse atendimento. “Que esse olhar que buscamos dentro do nosso campo profissional seja humanizado e tenhamos a empatia de perceber a necessidade do outro e buscar, sempre, fazer o melhor”, refletiu o secretário. Ele ainda destacou que esse trabalhorefletirá no atendimento aos alunos.

Adriana Capicotto destacou a importância que o prefeito Mario Botion dá ao processo de formação dos educadores, bem como na área de educação especial. Ela também ressaltou o papel do professor na inclusão dos alunos dentro da sala de aula. Já Márcia Shuveter falou dos avanços da educação especializada, bem como, sobre os desafios da conscientização e transformações sociais. Por fim, a vereadora Erika Tank agradeceu e parabenizou o trabalho dos professores dentro dessa área no preparo dos alunos para o futuro.

Após a abertura, foram ministradas duas palestras. A primeira, com o tema “Práticas Pedagógicas Inclusivas: possibilidades de aprendizagem para alunos PAEE”, foi ministrada pela professora mestre da Unesp, Kátia de Abreu Fonseca. Na sequência, a professora doutora da Unesp, Maria Candida Soares Del-Masso, palestrou sobre os “Desafios para inclusão: entre o desejado e o nosso cotidiano”.

Notícias recomendadas para você