MERENDA ESCOLAR
Kits de alimentos para alunos são entregues
08/04/2020 | 17h31
Kits de alimentos para alunos são entregues

As famílias dos alunos das escolas municipais de Limeira começaram a receber hoje (8) os kits de alimentos da merenda escolar. A entrega ocorre até amanhã (9) em algumas unidades e é feita diretamente nas escolas a um responsável – recomendação necessária para evitar aglomerações. Na ocasião, também são entregues ovos de páscoa, que os alunos receberiam normalmente nesta semana. O prefeito Mario Botion e o secretário de Educação, André De Francesco, acompanharam a entrega no C.I. Orlanda Grisi Rocco.

Cerca de 24 mil kits foram preparados para atender a todos os alunos da rede municipal. Somente no centro infantil, foram 201 kits, e metade deles foram entregues nas duas primeiras horas da manhã. Na escola, foi reservado um espaço para fila, com a marcação de um espaço mínimo entre as pessoas. Os pais passavam álcool em gel antes de assinar a lista para pegar os kits. Toda equipe escolar estava de luva e máscaras – medidas preventivas por conta do coronavírus.

“A Secretaria de Educação fez a redistribuição do estoque da nossa merenda para poder atender aos alunos, uma vez que as aulas estão suspensas devido ao coronavírus”, explica o prefeito. Os kits são um reforço alimentício exclusivamente para o aluno, o equivalente ao consumo de 15 dias de aulas, e foram estruturados de acordo com a idade dos alunos.

Segundo o secretário de Educação, a orientação da pasta foi de que todas as unidades fizessem a revisão dos estoques de alimentos – que são avaliados periodicamente e estão dentro do prazo de validade – antes de entregar aos alunos. “Essa é o procedimento padrão que as escolas devem adotar para garantir a qualidade dos alimentos que são fornecidos às crianças. E, se os profissionais encontram qualquer problema com o alimento, eles são orientados a procurar a secretaria para fazermos a troca imediata com o fornecedor”, destaca Francesco.

A decisão para entregar os kits foi anunciada pelo prefeito Mario Botion na semana passada, caso a quarentena fosse mantida, o que foi confirmado ontem (7). As aulas continuarão suspensas até 22 de abril. Depois disso, será feita uma avaliação e, se necessário, poderá haver a entrega de cartões para complementação alimentar dos alunos na mesma proporção da merenda, caso as aulas continuem suspensas.

Juliana Amore é uma das mães que foi buscar os kits na C.I. Orlanda Grisi Rocco, e elogiou a iniciativa. “É excelente e necessário. Tenho duas filhas e estou há 21 dias sem trabalhar, pois não tenho com quem deixar elas e, por isso, não tive vale-alimentação este mês. Esses alimentos vêm em excelente hora”, afirmou. Ela também enalteceu a organização para a entrega dos kits. “Não tem tumulto e as pessoas estão respeitando.”