Alunos da Emeief Prada participam de formatura do Proerd
26/06/2019 | 17h36
Alunos da Emeief Prada participam de formatura do Proerd

Mais de 50 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Emeief Prada participaram, nesta quarta-feira (26), da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo.

O prefeito Mario Botion acompanhou o evento e destacou a importância do Proerd como ação preventiva, atuando de maneira fundamental no processo de formação dos jovens em período escolar. “É nesse momento que entendemos e construímos a importância de nossas escolhas. Conhecer os malefícios que o uso das drogas pode acarretar nos ampara na tomada de decisões saudáveis e assertivas”, destacou. O chefe do executivo citou, na ocasião, o programa Educar Limeira, uma parceira entre as secretarias de Educação e Segurança Pública e Defesa Civil que tem como finalidade aproximar os alunos e a comunidade da Guarda Civil Municipal (GCM).

O Proerd, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último trimestre encontros semanais com os alunos da unidade. O objetivo das atividades realizadas é evitar que as crianças em fase escolar tenham contato com as drogas. O programa também alerta para a questão da violência, encorajando-os na tomada de decisões saudáveis. Em Limeira, o Proerd é ministrado pela Cabo Erika do 36º Batalhão da Polícia Militar comandado pelo tenente-coronel Marcio Silveira Franco, e oferece aos estudantes estratégias para o desenvolvimento de noções de cidadania e competências no âmbito pessoal e social.

A Cabo Erika comentou sobre os resultados obtidos com o projeto no município. “As ações realizadas pelo Proerd trazem benefícios para a instituição de ensino, para o próprio aluno, à família e também à comunidade. A aproximação com a PM oferece aos estudantes a oportunidade de ver as autoridades policiais como amigos”, disse. A opinião é compartilhada pelo Major Marcelo Oliveira que também é coordenador operacional do 36º Batalhão da Polícia Militar. “O juramento que vocês fizeram hojedeve ser levado para a vida. É o comprometimento de se manterem longe do uso de drogas e de práticas violentas”.

Diretora da Emeief Prada, Regina Helena Baron Freire salientou que a parceria com a Polícia Militar tem trazido bons resultados para o ambiente escolar e para as crianças, estimulando o respeito e a disciplina, promovendo atividades pedagógicas diferentes. Para o aluno Johnny Ferreira da Silva, a blitz educativa realizada no centro é uma dessas ações que desperta ainda mais o envolvimento dos alunos.

Além do certificado de conclusão do programa, os alunos representantes de cada turma receberam medalhas de participação. Um dos momentos mais aguardados na cerimônia foi a chegada do mascote do Proerd, o leão Dare que cumprimentou todos os presentes.

Estiveram presentes na formatura o secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, a coordenadora do Programa de Políticas Públicas de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, Sônia Malta, o Capitão Comandante da PM, Herlon Correa de Paula, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), e os vereadores Erika Tank, José Roberto Bernado (Zé da Mix), Helder Lucio de Oliveira (Helder do Táxi), Jorge de Freitas, Nilton César dos Santos, Estevão Nogueira, Claudemir Vieria (Mir do Lanche) e Mayra Rosanna Gama de Araújo Silva da Costa (Dra. Mayra Costa).