ÁGUA
Limeira receberá recursos para preservação de rios e nascentes
14/06/2019 | 16h37
Limeira receberá recursos para preservação de rios e nascentes

Limeira é um dos municípios contemplados com recursos do “edital de seleção de áreas e propostas no âmbito da política de mananciais PCJ”. Ao todo, R$ 90 mil serão disponibilizados para fomentar ações dos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa consiste em pagamento ao produtor rural que conserva ou recupera as florestas localizadas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) de suas propriedades.

De acordo com o prefeito Mario Botion, dez propriedades rurais receberão recursos. “A preservação dessas APPs é fundamental para a conservação dos rios e nascentes”, diz. Ele ressalta que as ações devem evitar a perda de vegetação nativa, a fragmentação de habitats, a instalação dos processos erosivos e do assoreamento de corpos hídricos. Mais ainda: o chefe do Executivo lembra que ações de preservação ambiental fazem parte do plano de governo. “A recuperação de áreas rurais degradadas integra o nosso programa. E o Pagamento por Serviços Ambientais é um exemplo disso”, destaca o prefeito.

A verba é proveniente da cobrança federal pelo Uso dos Recursos Hídricos. Por meio do edital, estão sendo disponibilizados cerca de R$ 6 milhões para ações de restauração ecológica na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em que Limeira está inserida. No momento, o município aguarda o repasse da verba pela Agência de Águas PCJ para iniciar a implantação do projeto.